NASF promove ação sobre autoestima na adolescência

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF - 06), em parceria com a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF - 59), do bairro Salesianos, realizou, na tarde da última quinta-feira (18) uma ação com os adolescentes da comunidade. Na ocasião, foi realizada uma oficina intitulada "Autoestima na adolescência: automutilação e suicídio", objetivando aproximar os adolescentes da Atenção Primária, de modo a orientar, empoderar e sensibilizar os participantes sobre a temática, cada vez mais presente no nosso cotidiano. Foi verificado ainda o cartão de vacinação dos mesmos e realizadas as devidas atualizações.

O momento pôde ser concretizado graças ao empenho e trabalho em equipe. Aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) coube a missão de divulgação, convidando pessoalmente cada adolescente; aos membros do NASF, a construção e execução da oficina; e aos demais membros da equipe da ESF, a logística da ação (credenciamento, acolhimento, orientações sobre a vacinação, entre outros).

A oficina foi facilitada pela assistente social Maria Dálete Alves e pela psicóloga Maria Joelma Ferreira, ambas integrantes do NASF 06. Foram utilizadas metodologias ativas e técnicas de trabalho com grupos, de modo a promover interação entre os participantes, diálogo e troca de conhecimento.

De acordo com a coordenadora do NASF, Lívia Cavalcante, a proposta é que a iniciativa se dê de modo continuado, abrangendo diversas temáticas voltadas para a educação em saúde dos adolescentes da comunidade atendidos pela UBS, a partir de atividades em grupo. Essa ação também será implantada em outras UBS's assistidas pela equipe do NASF 06.

A ação foi avaliada tanto pela equipe de saúde, quanto pelos participantes, como um momento muito significativo para a troca de conhecimento e de grande relevância social, uma vez que ações de prevenção e promoção de saúde se mostram fundamentais no processo de cuidado em saúde. "O público usuário aderiu muito bem à iniciativa. Aproximadamente 30 adolescentes compareceram à UBS, além de outros envolvidos, como familiares e responsáveis, e participaram ativamente da ação, o que superou a expectativa de toda a equipe", destacou a coordenadora do NASF.

(Assessoria imprensa)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem