Profissionais da saúde participam de curso sobre controle do tracoma

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Controle de Endemias, está promovendo durante esta semana (do dia 08 a 12), no auditório do Centro de Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Curso Básico de Vigilância e Controle do Tracoma, voltado para os profissionais da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica, entre eles médicos e enfermeiros.

O curso foi organizado em três turmas, com duração de 20 horas, dividido em conteúdo teórico e atividades práticas, e está sendo ministrado pela coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias, Mascleide Feitosa. "Esse ano nós iremos trabalhar o controle do tracoma como causa de cegueira. É uma doença negligenciada, que nunca tinha sido trabalhada dentro do Município, e que a partir de 2018 vai ser trabalhada, assim como esquistossomose e geomitíase", afirmou a coordenadora. Desta forma, poderá ser implementada a padronização do diagnóstico e ações de controle do tracoma no Município.

O curso visa preparar estes profissionais para atuarem na V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em Escolares, que deverá ocorrer no primeiro semestre letivo de 2018, em escolas públicas de municípios brasileiros. O público-alvo para realização de busca ativa da doença será estudantes de 5 a 14 anos. Em Juazeiro do Norte, cerca de 38 mil estudantes participarão da Campanha.

Tracoma

O tracoma é uma doença causada por bactéria, que atinge os olhos e ocorre principalmente em crianças. A pessoa afetada pode apresentar vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Se não for tratada corretamente, pode comprometer a visão ou até mesmo levar à cegueira. A transmissão pode ocorrer por contato direto (mãos contaminadas levadas aos olhos), ou de maneira indireta (através de objetos contaminados ou de insetos, como a mosca). O tratamento é feito com antibióticos, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fotos: Samuel Macedo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem