Setur debate plano de ação integrado para Romaria de Candeias

A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) realizou, nesta terça-feira, 23, reunião de planejamento geral para romaria das Candeias, que acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. A reunião teve como principal objetivo fortalecer as ações integradas entre Gestão Municipal, Polícia Militar e Igreja para garantir a segurança e organização da festividade religiosa.

Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, o Padre Cicero José, representantes das demais Secretarias Municipais, Polícia Militar (PM) e Guias Turísticos da região, reunidos para apresentar plano de atividades a serem desenvolvidas durante às festividades. O Padre Cícero José destacou a importância de se trabalhar em união para garantir o êxito da romaria.

Projetos

Além da programação religiosa promovida pela Igreja, a administração Municipal está desenvolvendo um plano de ações de cada Secretaria, voltado a garantir uma romaria organizada e com vasta programação gratuita.  

Representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) apresentaram propostas voltadas a controlar o fluxo de trânsito e organização dos espaços públicos, através do trabalho de fiscalização. A Secretaria de Saúde (Sesau) montará pontos de atendimentos para primeiros socorros, no Largo da Matriz, Horto, Igreja do Socorro e Salesianos, com equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários da área.

Segurança

A Polícia Militar fortalecerá o policiamento, nos cruzamentos das principais ruas do Centro, e receberá um suporte da PM de Fortaleza durante a romaria. A Guarda Civil Municipal (GCM) realizará fiscalização em ruas, praças, estacionamento dos romeiros e nos locais de maior visitação. De acordo com o Comandante da Guarda Municipal, José Cláudio Belino, o objetivo deste trabalho é garantir a segurança da população e dos romeiros, coibindo situações de perigo, violência e furtos. O trabalho também conta com a atuação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com a presença dos gentes nas ruas da cidade.

A Secretaria de Cultura (Secult) do Município apresentou a proposta de realização de uma mostra de cinema, com filmes que retratem a história do Pe. Cícero e de Juazeiro do Norte, exibidos em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) desenvolverá o Projeto Bem-Vindo Romeiro, que tem por objetivo capacitar os comerciantes a realizarem um atendimento humanizado voltado ao turista religioso.

O projeto Agentes de Romaria continua com a coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria, realizado em parceria com as Secretarias que compõe o eixo social, além de realizar um city tour gratuito, com quatro ônibus e guias turísticos, promovendo passeio para os romeiros conhecerem pontos turísticos e religiosos da cidade. Outra ação será o caminhão cenário, que servirá de vitrine para os turistas se fotografarem.

Fotos: Samuel Macedo

(Assessoria de imprensa)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem