Crato voltará a ter salas de cinema

Projeção de como as salas de cinema serão. O projeto é padrão em todo o país.Tapumes de aço cercam parte do Largo da RFFSA e chamam a atenção dos passantes pela Rua Ratisbona, em Crato. Dentro do cercado, operários trabalham na construção de duas salas públicas de cinema que deverão atender 3.000 pessoas por mês quando prontas. As salas fazem parte do programa Cinema Perto de Você, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Ministério da Cultura (Projeto de Lei Nº 12.599/2012) em convênios com estados e municípios.
A expectativa é que o cinema público do Crato tenha exibição semanal de filmes do catálogo da Ancine, recheados de produções nacionais, assim como filmografia regional, nas sextas, sábados e domingos, a preço popular. As salas, com 210 e 105 lugares, também poderão ser utilizadas para outros fins culturais quando não estiverem em projeção.
A cidade do Crato perdeu seu cinema mais famoso com o fechamento do Cine Cassino Sul Americano em 1992. Décadas após o fato, salas alternativas surgiram por iniciativa de amantes da sétima arte, mas com público reduzido aos apreciadores dos institutos culturais.
Mais CulturaPara o secretário de Cultura Wilton Dedê, a contemplação do Crato no programa é uma vitória para a população e para a cultura como um todo. "O cinema será público a preço popular, ou seja, a população de baixa renda terá mais essa oportunidade de contato com o cinema, que sabemos bem hoje ser elitizado e centralizado nos grandes e caros cinemas de shopping centers", defende.
Outra defesa de Dedê é maior investimento e incentivo estatal na produção de cinema local. "A qualidade do cinema caririense é, por vezes, maior do que na capital, mas não recebemos os recursos necessários ou os equipamentos que eles detêm", afirma, citando o Porto de Iracema, Cucas e Vila das Artes. "É preciso que o Governo olhe melhor para a cultura que se faz no interior".
Enquanto esperava a abertura do restaurante popular, a auxiliar de caixa Aparecida Duarte observava o andamento da obra do cinema. Para ela, que gosta de ver filmes na televisão em casa aos fins de semana, a chegada do equipamento será de grande benefício. "Vai ser bom para a gente que não tem R$ 30 para dar em ingresso nos cinemas de Juazeiro, né? Vamos poder ver filme bom aqui, sem gastar muito", diz ansiosa.
Um dos critérios para a execução da obra do Cinema Padrão é sua proximidade do centro da cidade, além de fácil acesso ao transporte coletivo público.
MediaA obras foram iniciadas em dezembro de 2017 e devem ser entregues em novembro desse ano. FOTO: Alana MariaA ObraO terreno contempla uma área de 5659,70m², próximo ao restaurante popular no Largo da RFFSA, onde a primeira sala ficará no térreo, tendo capacidade para 210 acentos, e a segunda sala ficará no piso superior, com 105 lugares. O cinema público terá, além das salas de exibição, bilheteria, lanchonete e banheiros.
Segundo previsão da construtora, a obra deve ser concluída em novembro deste ano, caso o cronograma não tenha atraso. Em dezembro, ou no mais tardar em janeiro, o cinema começa a exibir filmes, promete a Secretaria de Cultura do município.
Até lá, a obra do equipamento movimenta debates sobre a revitalização do Largo da RFFSA, que também abriga o Centro Cultural do Araripe, com uma galeria, auditório e anfiteatro, além do restaurante popular e do telecentro comunitário. Segundo informa o secretário, a pauta está em discussão no executivo cratense.
Cinema na CidadeNo Ceará, pelo menos 10 cidades receberão o programa orçado em mais de R$ 33 milhões, que exige em seus critérios a ausência de cinema comercial no município de até 100 mil habitantes. O objetivo é ampliar, diversificar e descentralizar as exibições cinematográficas no Brasil.

Além de Crato, os municípios de Amontada, Aquiraz, Canindé, Cedro, Crateús, Iguatu, Itaitinga, São Benedito e Tauá também foram contempladas com a parceria da Ancine com o Governo do Estado.
(Cariri Revista)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem