Campanha pretende reforçar estoque de bolsas de sangue no Hemoce Cariri

Para atender à demanda do feriado de Semana Santa, de 30 de março a 1º de abril, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) lançou a campanha "Vidas que salvam". O objetivo é estimular, de forma mais intensa, a doação de sangue antes do feriado. Durante o período, a demanda por sangue aumenta consideravelmente, isso porque o feriado prolongado é considerado um dos mais violentos e o órgão precisa manter o estoque em nível ideal. A meta, até o dia 29 de março, é captar nove mil bolsas, sendo quatro mil no interior do Estado.
"Muita gente aproveita o feriado prolongado para viajar, curtir em clubes e, infelizmente, alguns fazem a combinação álcool e direção, o que acaba resultando em acidentes e, consequentemente, no aumento na demanda por bolsas de sangue. Atendemos 44 hospitais da Região. É um número alto e precisamos garantir um estoque estável para o feriado", explica Fabíola Alencar, diretora Hemoce em Crato.

Para conseguir atingir a meta até o dia 29 de março, o Hemocentro do Crato e o Hemonúcleo de Juazeiro estão intensificando as coletas externas. "Estamos pedindo a colaboração da mídia para que lembre a sociedade o quanto é importante esse ato de amor ao próximo e também estamos realizando coletas externas em empresas e faculdades. Além da Semana Santa, em maio, o Hemoce costuma vivenciar um período crítico, devido às festas no Cariri. Estamos em alerta e pedimos, encarecidamente, o apoio da população", salienta Fabíola Alencar.

Para ser um doador de sangue, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade só podem doar sangue com consentimento formal do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site do Hemoce deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal. Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que repetirão o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.               (Jornal do Cariri)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem