Em Crato, tradição da Malhação do Judas no Gesso completa 40 anos

A brincadeira de malhar o Judas na comunidade do Gesso, esse ano completa 40 anos. A malhação teve inicio com as crianças. O professor Suelanho Alencar, um dos percussores da malhação na comunidade conta que tudo teve inicio,  quando ele e outras crianças do Gesso encontraram uma cabeça de boneca e resolveram fazer o Judas. Ele diz que o primeiro Judas foi carregado em cima de uma cabra, no dia 26 de maço de 1978, num cortejo com tambores de latas, onde os meninos se vestiam de mulheres com vestidos das mães e das irmãs  e usavam guarda-chuvas. Ele destaca que  a tradição teve continuidade por várias pessoas da comunidade.
Atualmente, a Malhação é organizada pelos jovens que participam dos rachas na Quadra do Gesso e mobiliza toda a comunidade. A brincadeira começa cedo, pela manhã, os brincantes já começam a se fantasiar, organizar o espaço e preparar a lama para o jogo. O tradicional jogo das "filhas do Judas"  acontece na lama e é um dos diferenciais  da brincadeira.
Esse ano como em outras partes do país, o judas escolhido é o presidente Michel Temer, no Crato, além do Gesso, Michel Temer, foi escolhido como o Judas da Festa Popular da Malhação do Judas que acontece na RFFSA e da Malhação do Pinto Madeira.
Desde 1999, o  Judas no Gesso é malhado com a leitura do testamento, como acontece em diversas outras localidades. A leitura do testamento é uma forma de reconhecimento e prestigiar os moradores da comunidade de uma forma bem humorada. 
A intenção esse ano é que o a festa seja marcada por um público maior e conte com uma ambientação colorida que remeta aos terreiros das manifestações da tradição popular do nosso povo. A cabeça do Judas foi produzida pelo artista Cristiano Ramos que é morador da Comunidade.
A Malhação do Judas no Gesso acontecerá no dia 01 de abril, com a previsão de inicio do jogo na lama, a partir das 16 horas.

via Gazeta Cariri 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem