Header ads

» »Unlabelled » Em Juazeiro do Norte, projeto vai trabalhar valores humanos

O presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso,
e o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, assinaram
o Termo de Ajustamento de Conduta para a implantação do
projeto no Município. FOTO: Antonio Rodrigues
Juazeiro do Norte. Foi assinado, ontem, no Palácio da Prefeitura, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Instituto Myra Eliane, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Município. Este foi o primeiro passo para a implantar o projeto "Valores Humanos na Educação Infantil", na terra do Padre Cícero, que oferece estrutura pedagógica complementar nos centros de Educação Infantil que atendem crianças de até 6 anos de idade.
Estiveram presentes o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), Hugo Mendonça; o promotor de Justiça da Comarca local, Afonso Tavares Dantas Neto; a secretária de Educação, Maria Loureto; professores e coordenadores pedagógicos.
Lançado em fevereiro de 2017, o projeto visa contribuir com a Educação Infantil e disseminar os valores humanos. Já foi implantado em quatro municípios: Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Ao todo, 211 escolas aplicam a metodologia, para 23.484 crianças. No Cariri, Missão Velha, Barbalha e Brejo Santo também já assinaram o TAC e estão em processo de implementação.
Segundo o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, o próximo passo é a aprovação de lei municipal que garanta a implantação do projeto e a realização de um workshop . Os representantes da rede de ensino público de Juazeiro do Norte passarão por oficinas, capacitações e treinamentos. Depois disso, a metodologia será multiplicada na rede municipal e aplicada, de forma complementar, nos centros de Educação Infantil e escolas para crianças de até 6 anos.
"Os multiplicadores da Educação vão para as escolas com um plano de disseminar o conhecimento recebido. Vamos dar apoio. Ninguém deixa o multiplicador solto. Ele vai trabalhando para trazer esses valores humanos para dentro do sistema educacional infantil", explica Igor.
O Instituto Myra Eliane já publicou três livros e 24 cordéis que estarão disponíveis para Juazeiro do Norte e os multiplicadores pedagógicos. "Os materiais didáticos vêm como apoio para o professor para ele rememorar, compartilhar. Os resultados já existem, em outros municípios já estão em andamento", acrescenta.
O promotor de Justiça Hugo Mendonça acredita que o projeto é importante para trabalhar a universalização da Educação em todos os eixos, principalmente, na Educação Infantil, que apresenta os menores índices.
"A educação de creche, de 0 a 3 anos, em Juazeiro, está em 36%, e no Brasil todo o número é baixo. O MPCE está interessado em estimular os municípios a trabalhar para universalizá-la. Não adianta fazer isso se não trouxer qualidade para a Educação", pontua o promotor.
Neste primeiro momento, o MPCE, que possui convênio com o Instituto Myra Eliane, está articulando a participação dos municípios. Após o acordo, os promotores vão acompanhar as capacitações e a implantação desta metodologia complementar de ensino. "Será feito plano de trabalho para ter a convicção que o TAC será cumprido", diz.
O prefeito Arnon Bezerra celebrou a parceria. "Eu não tenho dúvida, cada vez mais, que, se valorizarmos a educação primeiro na criança, vamos formar jovens, adultos com capacidade mais próspera".
Instituto Myra ElianeO Instituto Myra Eliane surgiu em 2016, com base em Fortaleza, e a inspiração de contribuir para a diminuição da evasão escolar e ajudar na Educação Infantil, com o papel de fomentar a construção de creches-escolas e disseminar valores humanos.  (Diário do Nordeste)


About Cariri como eu vejo

Olá! Eu sou Leo design web.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply