Gráfica Lira Nordestina é tema de seminário no Memorial Padre Cícero, nesta quinta-feira (22)




A “Lira Nordestina – Diagnósticos e Atualizações” é o tema seminário que será realizado neste dia 22, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.  A Lira é um equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – PROEX da URCA e é uma referência nacional do cordel e da xilogravura. A Gráfica Lira Nordestina possibilitou a circulação e popularização dos folhetos de literatura.





O Seminário é uma realização conjunta da Pró-reitoria de Extensão da URCA, Fundação Memorial Padre Cícero e da Secretaria Municipal de Cultura de Juazeiro do Norte e tem como objetivo pactuar uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura para desenvolvimento das ações na Lira  Nordestina, que atualmente funciona no prédio do Centro Multifuncional do Cariri “Vapt Vupt” e está  sob a gestão municipal.

O seminário contará com palestras envolvendo  temáticas da  xilogravura e do cordel,   apresentações artísticas, além de diagnóstico e perspectivas para funcionamento das atividades da Lira.

Abertura do evento, será às 8h30, com mesa de abertura composta pelo Reitor da URCA, Professor Patrício Melo; o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; o Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, o secretário de Cultura de  Juazeiro, Renato Fernandes; secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, o representa estadual do Sebrae, Joaquim Cartaxo e o presidente da Associação do Xilógrafos e Artesões  do  Cariri – AXARCA, José Lourenço.

A programação segue até às 17h30, com a leitura do documento: Carta de Pactuação em Prol da Lira Nordestina.

Sobre a gráfica

A Lira Nordestina, assim batizada pelo poeta Patativa do Assaré, era a antiga Tipografia São Francisco, criada na década de 1930, em Juazeiro do Norte, por José Bernardo da Silva. Alcançou, nos anos 1950, a posição de maior folheteria do país, com títulos considerados clássicos da literatura de cordel. Com o desenvolvimento das tecnologias de impressão e a morte de José Bernardo, a Tipografia entrou em decadência. Em 1982, seu acervo e equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Ceará. Hoje, a Universidade Regional do Cariri – URCA responde por sua administração, que atualmente está no prédio do Vapt Vupt. Não funciona mais como editora, mas tornou-se ponto de encontro e divulgação dos artistas do Cariri, em especial os xilógrafos.  No entanto, durante os últimos anos de sua trajetória, a Lira Nordestina tem enfrentado várias dificuldades, sobretudo no que diz respeito a sua sustentabilidade e às condições do mercado de trabalho para os envolvidos nas artes do cordel e da xilogravura.

Por essa razão, a URCA, em parceria com a Secretaria de Cultura do Juazeiro do Norte, vem propor o Seminário “Lira Nordestina, diagnósticos e atualizações”, a fim de enfrentar essa atual situação a partir das reflexões de pesquisadores, artistas locais, representantes do poder público (municipal e estadual) e do Sebrae, encaminhando ações que tragam resultados positivos para a reestruturação desse representativo patrimônio cultural do Cariri.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/3 (manhã)

8h30 - Mesa de abertura: Prof. Patrício Melo (Reitor da URCA); Fabiano dos Santos (Secretário da Cultura do Estado); Arnon Bezerra (Prefeito de Juazeiro do Norte); Renato Fernandes (Secretário da Cultura de Juazeiro do Norte); Júnior Feitosa (Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte), Joaquim Cartaxo Filho (SEBRAE); José Lourenço (AXARCA - Associação dos Xilógrafos e Artesãos do Cariri).

9h. Grupo de Incelenças de Juazeiro do Norte

9h30 – Palestra. Os caminhos do cordel em Juazeiro do Norte numa perspectiva histórica. Palestrante: Rosilene Melo.

10h30 - Intervalo

11h - Lira Nordestina hoje: diagnósticos e atualizações. Palestrante: Renato Dantas; Abraão Batista. Mediadora: Rosário Lustosa.

Dia 22/3 (tarde)

14h - Mesa redonda. Percursos da xilogravura de Juazeiro do Norte: de arte utilitária à “relíquia” de museu. Palestrantes: Geová Sobreira; Sandra Nancy Freire; Stênio Diniz. Mediador: Renato Casimiro.

15h30 - Reisado Menino Deus João Cabral

16h - Intervalo

16h30. Lira Nordestina: rumos e perspectivas. Palestrantes: Prof. Patrício Melo (Reitor da URCA); Fabiano dos Santos (Secretário da Cultura do Estado); Arnon Bezerra (Prefeito de Juazeiro do Norte) e Joaquim Cartaxo Filho (SEBRAE); José Lourenço (AXARCA). Mediadora: Arlene Pessoa (Pró-Reitora de Extensão URCA).

17h30 - Leitura do Documento: Carta de Pactuação em prol da Lira Nordestina.

Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem