Juazeiro do Norte sedia capacitação para visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS




Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), o Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira, 05, capacitação de visitadores que integram o Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 41 Municípios da região do Cariri e Centro-Sul do Estado. As oficinas aconteceram no Memorial Padre Cícero. Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado, Josbertini Clementino, e o Prefeito Arnon Bezerra.






Dentro das ações de implementação do Primeira Infância, aconteceram palestras ministrada por equipe de multiplicadoras com toda a equipe para aprofundar conhecimentos sobre direitos e deveres dos beneficiários; saúde, como a caderneta de vacinação das crianças e gestantes; compreensão do Programa Bolsa Família; orientações sobre condicionalidades, entre outros estudos que fazem parte do processo de introdução do programa em Juazeiro do Norte.

LEIA TAMBÉMSocialite Day McCarthy sofre acidente gravíssimo; internautas desejam seu fim

"O Outro Lado do Paraíso" Clara assume que vai se casar por gratidão e assusta Beth

Resumão das Notícias desta segunda, 5 de fevereiro.

Filme de terror considerado o mais assustador do mundo é lançado 10 anos após proibição; Assista ao Trailer se tiver coragem!

O evento contou ainda com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, e do Secretário Executivo, Sandoval Barreto, além da coordenadora do Programa no Estado do Ceará, Silvana Simões.  A capacitação é mais uma ação conjunta entre Governo Federal e Estadual nos Municípios e as famílias na construção do fortalecimento de vínculos familiares para os primeiros anos de vida.

Segundo a Secretária Isabela Bezerra, a gestão municipal se inspira neste e em outros programas com foco na primeira infância. A Sedest colocou como objetivo de gestão o projeto ‘Juazeiro Feliz’, que se preocupa em garantir qualidade de vida através dessas diretrizes, incluindo políticas públicas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial crianças e adolescentes. “Realizamos esse trabalho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) através dos grupos de gestantes, entregamos os kits mamãe e bebê através do setor de benefícios eventuais, mudamos a cara da Casa de Acolhimento, envolvendo as outras secretarias, num trabalho intersetorial, eventos como o Família na Praça, como forma de investir na primeira infância”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Acompanhamento

Com esse acompanhamento mais próximo, as crianças terão oportunidade de se desenvolver, cumprindo todas as etapas necessárias para conseguirem um bom desenvolvimento. “Acompanhar a criança desde antes do seu nascimento até os seis anos de idade é importante para que seja um ser humano digno. Temos que dar esse alicerce, para que valorizem o respeito dentro de casa, na escola e na sociedade”, afirmou o Prefeito.

O Secretário Josbertini Clementino elogiou e agradeceu o trabalho e acompanhamento de perto que a gestão vem realizando e o quanto o governo e sociedade são agentes transformadores de uma sociedade. “Cada visitador é importante nesse processo. Só conseguiremos alcançar nossos objetivos se tivermos uma rede socioassistencial forte, temos que ter todo o sistema de acompanhamento não apenas das crianças, mas de toda a família”, disse.

Programa Primeira Infância no SUAS

O programa prioriza gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A metodologia do programa consiste em visitas domiciliares, promovidas por visitadores da área de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. Nessas visitas, serão feitas avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças. Serão trabalhados os estímulos, análises do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. O acompanhamento irá potencializar os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos CRAS.

Fotos: Samuel Macedo


Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem