Saúde do Crato celebra Dia Mundial de Combate à Tuberculose com ações de educação e controle




Anualmente é celebrado em 24 de março, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O objetivo da data é sobretudo conscientizar os países sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre prevenção e controle. Apesar de curável, a doença está atrás apenas do HIV/AIDS em casos de fatalidade causada por um único agente infeccioso.

No município do Crato, serão administradas ações pela Secretaria de Saúde que irá organizar atividades para o próximo sábado, 24, o Dia D. De acordo com a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, serão realizadas duas ações, com início às 8h. Uma na Praça Siqueira Campos, com atividades educativas e de orientação sobre tuberculose, e outra na Escola José do Vale, no bairro Barro Branco, e também serão realizados exames com a participação de profissionais da saúde e alunos da residência multiprofissional da Universidade Regional do Cariri (URCA).

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch, que ataca o pulmão, podendo ser espalhada para outras partes do corpo, tais como ossos, meninges, órgãos genitais e rins. Nas pessoas infectadas, os sintomas mais frequentes são a perda de peso, febre, que se apresenta mais ao fim do dia, e tosse que se estende por mais de três semanas. Contudo, alguns pacientes não expõem nenhum sintoma perceptível da doença, mas apresentam fraqueza e cansaço excessivo, que também devem ser avaliados por médicos.

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e é eficaz desde que seja feito corretamente, sem abandonar os cuidados necessários ou a medicação. Seguindo corretamente as orientações e cuidados do tratamento, a tuberculose pode ser curada. Toda a população está convidada a participar das ações da Secretaria de Saúde do Crato.


Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem