Sesau promove ação de combate à tuberculose para pessoas em situação de rua




A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte realizou, na manhã desta terça-feira (27), uma roda de conversa sobre os sintomas e tratamento da tuberculose para as pessoas assistidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP.



A atividade, parceria entre os setores da Vigilância em Saúde, Atenção Primária e Centro de Infectologia, com o apoio do Núcleo de Mobilização Social e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), fez parte da programação da Semana Mundial de Combate à Tuberculose, que desde o dia 20 de março vem realizando ações com o objetivo de alertar as pessoas sobre a gravidade da doença e de somar forças na sua erradicação.

Pessoas que vivem em situação de rua fazem parte do grupo de risco da tuberculose, doença infecciosa cuja transmissão é feita pelo ar, através da tosse, espirro ou pela própria fala. Os principais sintomas são tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito. O tratamento é realizado com antibióticos, disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se não for tratada, a tuberculose pode levar à morte.

Além das orientações, foram aplicadas vacinas contra a hepatite B e contra o tétano. A Semana Mundial de Combate à Tuberculose segue até o dia 29 de março, com intensificação da busca ativa aos sintomáticos respiratórios nas Estratégias em Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem