Unidade de Conservação Soldadinho-do-Araripe será lançada nesta quarta, em Crato

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, convida para o lançamento da Unidade de Conservação Soldadinho-do-Araripe, a ser realizado na quarta-feira, 21, às 8h30, no auditório do Geopark Araripe.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, decreta a criação do Refúgio de Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe. Esta Unidade de Conservação consiste na primeira do município, que conta com outras cinco federais, três das quais são reservas particulares, e uma estadual.

Para a criação desta nova Unidade, a administração municipal contou com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) após ter sido um dos dois únicos municípios a vencer um edital para obtenção de recursos aos estudos necessários ao processo.

A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) executou a pesquisa após vencer licitação. A Unidade elevará o percentual de proteção integral do Soldadinho-do-Araripe de 2% até 34%. Esta ave, que simboliza o Cariri, é a espécie mais ameaçada de extinção global na Chapada. Além de proteger diversos outros seres vivos, a nova Unidade abrangerá a maior parte das nascentes cratenses nas encostas da chapada, o que também beneficiará a qualidade de vida de milhares de pessoas.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem