Alunos do IFCE em Juazeiro são os únicos do país de rede pública classificados para Copa do Mundo de Física

O campus de Juazeiro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participou no último final de semana da seletiva brasileira para a Copa do Mundo de Física (IYPT). O grupo formado pelos estudantes Yara Gomes, Arthur Santos e Gabriel Alcântara, do curso técnico integrado em Eletrotécnica, liderados pelo professor Maurício Almeida, faz parte das 22 equipes classificadas no país para essa competição, sendo a única de escola pública. Eles conquistaram medalha de bronze e a premiação de melhor escola pública já classificada em todas as edições da seletiva.
Maurício explica que na fase regional foram montados alguns experimentos com base em cinco problemas escolhidos entre os 20 propostos para todo o trabalho teórico e experimental. "São problemas teóricos, muitos ainda estão em aberto e outros são de utilidade prática, por exemplo, tinha um para elaborar a construção de um sismógrafo e tentar realizar alguma medida na localidade", diz.
Já na seletiva nacional, que ocorreu em São Paulo, de 20 a 22 de abril, aconteceu um "duelo de Física", no qual as equipes classificadas apresentaram os projetos que fizeram, enquanto os demais assistiram e debateram, fazendo questionamentos sobre os experimentos.
O IYPT,  popularmente conhecido como "Copa do Mundo de Física", originou-se do YPT (Young Physicists' Tournament), que aconteceu pela primeira vez em Moscou em 1979. A competição científica é voltada para estudantes do ensino médio, o Brasil participou pela primeira vez no ano de 2004.          (Portal Badalo)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem