Atleta cratense participa de maior evento de Muay Thai do mundo



Rayanne mostra orgulhosa os certificados dos cursos que fez na Tailândia. A cratense Antonia Rayanne Moreira Paes da Silva, 26, concilia vida profissional com a arte marcial Tailandesa Muay Thai. Como resultado desse esforço ela ganhou a oportunidade de viajar à Tailândia para arbitrar o Campeonato Mundial de Muay Thai, realizado entre os dias 11 e 23 de março desse ano, sendo a primeira mulher cearense a realizar este feito.
Adepta à esta arte marcial há pouco mais de três anos por incentivo do irmão Rayman Moreira, professor do esporte, Rayanne confessa que começou a treinar por questões de saúde e estética. O que não esperava, porém, era despertar forte identidade com o que passou a conhecer. Dedicação, esforço e maestria na técnica conceceu a Rayanne, toda uma graduação por mérito. Hoje no 7° khan (azul ponta branca), faltam apenas três graduações para ter o direito de ser professora com o 10° khan (vermelha).
Convidada pelo mestre Arjan Fabiano Moreira Kruschewsky, 46 – o primeiro ocidental autorizado pelo governo tailandês a dar aulas em escolas da Tailândia – a integrar o time de arbitragem classe C (ou amadora) do Campeonato Mundial de Muay Thai, na Tailândia, Rayanne arbitrou um total de 240 lutas durante os 12 dias de evento.
“Ao mesmo tempo que foi muito cansativo, também foi muito satisfatório, porque eu estava fazendo o que mais gosto e, no final, aprendi bastante”, declara Rayanne, ainda emocionada com as lembranças. “Nunca imaginei que conseguiria”.
Para seu mestre, no entanto, não houve nenhuma surpresa. “O interesse, o empenho e domínio da técnica de Rayanne fez com que ela pudesse participar da arbitragem do Mundial, somando mais esse importante item ao seu currículo”, garante o mestre.
PREPARAÇÃO PARA O MUNDIALPara arbitrar o Campeonato Mundial, Rayanne precisou fazer intensos cursos com os melhores mestres do esporte na Tailândia. Nisso, participou do 3rd International & Thai Martial Arts Games & Festival 2018e do International Referee & Judge Muay Boran Classe C. Hoje, Rayanne Moreira é a primeira mulher do Ceará a arbitrar uma luta de Muay Thai no Campeonato Mundial.
SOBRE O MUAY THAIMuay Thai, do tailandês, significa “arte livre”. No Brasil, também é conhecida como boxe tailandês. Sua história possui duas vertentes, sendo a primeira delas a de que foi desenvolvida como um instrumento de defesa e proteção dos povos da Província de Yunnam que, durante a guerra, precisaram aprender a lutar  pela sobrevivência; já a segunda diz que o esporte surgiu com a migração de tribos Aulai para Sião (atual Tailândia), quando precisaram desenvolver técnicas de lutas contra nômades e animais.
Séculos se passaram, mas a marca do Muay Thai na cultura tailandesa permanece forte. “A Tailândia respira Muay Thai. Se vê crianças, adultos e idosos praticando. Em todas as praças têm ringue”, descreve Rayanne. A relação do esporte com a espiritualidade é inseparável no país majoritariamente budista. “É de ficar arrepiado”, afirma.             
(Site Cariri Revista)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem