Camilo reforça segurança de Juazeiro do Norte com videomonitoramento, Uniseg e Território Pacto

O governador Camilo Santana e o prefeito de Juazeiro do Norte Arnon Bezerra, assinaram, nesta sexta-feira (20), Termo de Compromisso Institucional que inclui Juazeiro do Norte no Território do Pacto por um Ceará Pacífico. O programa viabiliza ações sociais de acolhimento às populações mais vulneráveis e de enfrentamento à violência. Na ocasião, o governador anunciou a entrega da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) para intensificar o policiamento em dez dos 37 bairros do município. Com a unidade, mais 191 policiais militares se somarão ao efetivo de Juazeiro do Norte, que já contava com 278 profissionais. Além disso, 17 câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.
De acordo com o governador Camilo Santana, houve um estudo, a partir de um comitê criado para acompanhar a mapeamento do Pacto por um Ceará Pacífico, para definir as principais áreas de vulnerabilidade. "Antes, 47 policiais atuavam nesses dez bairros selecionados. Agora, serão 191 policiais", afirmou. "Vamos fazer todos os investimentos necessários para garantir mais segurança em Juazeiro", continuou. O chefe do Executivo antecipou, ainda, a construção de uma nova Delegacia Regional e de estrutura para abrigar um novo Colégio Militar na região.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou a assinatura e destacou o compromisso do Governo do Ceará em "oferecer o melhor em termos de segurança" para cada região do Estado. "O Ceará Pacífico é um instrumento que vai precisar da participação de toda a sociedade, porque também é responsabilidade nossa, de cada cidadão e cidadã", acrescentou.
Policiamento nos bairros
A Uniseg de Juazeiro do Norte vai focar ações nos bairros Romeirão, Santa Tereza, Pirajá, João Cabral, Triângulo, Frei Damião, Jardim Gonzaga, Lagoa Seca, Antônio Vieira e São José. Estes cinco últimos são integrados ao Território do Pacto por um Ceará Pacífico. As regiões foram definidas de acordo com índices de vulnerabilidade e violência.
Centralizada na 1ª Companhia da Polícia Militar do 2º Batalhão da PM, a estratégia da unidade é interligar policiamento ostensivo, com efetivo especializado, e ações sociais e comunitárias desenvolvidas por eixos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Os novos 191 policiais militares exclusivos da Uniseg terão apoio de 19 viaturas, sendo dez carros e nove motos, além de uma Base Móvel da PM. O equipamento possui tecnologia para registro de Boletim de Ocorrência (B.O) e vai circular em áreas estratégicas dos dez bairros atendidos pela unidade de segurança.
Videomonitoramento
Sétima cidade com população acima de 50 mil habitantes a receber o sistema de videomonitoramento, Juazeiro do Norte terá 17 câmeras espalhadas em pontos estratégicos. Outros 31 municípios também serão contemplados com o sistema. O equipamento permite o monitoramento de imagens com giro de 360° e leitura de placa de veículos – que permite identificação de carros roubados, enviando informações para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Outra câmera será instalada em uma central de monitoramento, visitada pelo governador após cerimônia. "O mais importante é que as câmeras não foram compradas. Nós licitamos um serviço para que a empresa implante e faça manutenção das câmeras, e trocá-las, caso sejam quebradas", disse o governador. O investimento anual do Governo do Ceará para manter a ferramenta em 38 municípios é da ordem de R$ 20 milhões.

via Flavio Pinto News 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem