No Cariri, I Semana Cultural Poeta Pedro Bandeira celebra os 80 anos do maior cantador repentista do Brasil

Poeta Pedro Bandeira. Em comemoração aos 80 anos do maior cantador e repentista do Brasil, Pedro Bandeira Pereira de Caldas, de 1º a 5 de maio, nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato, a Vila da Música promove uma série de eventos. As atividades fazem parte da I Semana Cultural Poeta Pedro Bandeira, uma realização do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), do SESC-CE, do CCBNB Cariri, da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Enaltecendo aquele que foi e ainda é a referência maior para inúmeras gerações de cantadores do Estado, durante cinco dias, a I Semana Cultural Poeta Pedro Bandeira reunirá amigos do poeta, cantadores, estudiosos e o grande público para conversar e ouvir Pedro Bandeira, além de possibilitar uma visita e o debate sobre sua obra, e definir salvaguardas para a cantoria no Cariri Cearense. O evento contará ainda com a participação especial do Mestre Bule-Bule.
Pedro BandeiraBandeira iniciou o seu ofício aos 17 anos, no dia 1º de maio de 1955, sendo também um poeta de grande reconhecimento. Em 2018, completa 63 anos em que exerce, diariamente, o ofício de poeta e cantador sete dias por semana, 365 dias por ano, impregnado em divulgar o Cariri Cearense, o Juazeiro e o Padre Cícero, a cultura, a história, os valores humanos, artísticos, administrativos e políticos da região, ao ponto de tornar-se, internacionalmente, conhecido pelo nome artístico Poeta Pedro Bandeira do Juazeiro.
Pedro Bandeira é autor de centenas de músicas, entre elas a peça "Graça Alcançada", que veio a ser gravada por mais de 20 intérpretes e pode ser considerada o hino dos romeiros e das romarias em Juazeiro do Norte. Além de renomado expoente de uma geração de cantadores, Pedro Bandeira veio a destacar-se também na Literatura de Cordel, com mais de uma centena de títulos publicados e ilustrados pelos principais xilógrafos cearenses.Escreveu ainda 14 livros, entre eles "Matuto do Pé Rachado" e "O Sertão e a Viola".
Confira a programação da I Semana Cultural Poeta Pedro Bandeira: https://ift.tt/2r6omN3

via Gazeta Cariri 
FOTO: Elizângela Santos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem