Prevenção a doenças é intensificada em Juazeiro do Norte



Juazeiro do Norte foi um dos municípios que aderiu a campanha
nacional de hanseníase, verminoses e tracoma
Juazeiro do Norte foi um dos municípios que aderiu a campanha nacional de hanseníase, verminoses e tracoma. Equipes das secretarias de Saúde e Educação estão trabalhando para reduzir a carga parasitária de geo-helmintos “verminoses”, identificar casos suspeitos de hanseníase e de tracoma em estudantes na faixa etária de cinco a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas do Município. As ações acontecerão em 44 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola.
Segundo Amanda Cordeiro, coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, a realização da Campanha integrada ao ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia efetiva para alcançar os objetivos propostos. “A abordagem integrada entre os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, agentes de endemias, médicos e enfermeiros tem sido muito eficiente, uma vez que está sendo realizada a busca ativa, exames de detecção e, caso necessário, o encaminhamento para tratamento dessas patologias”, diz Amanda Cordeiro.

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge, principalmente, a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo. Já as verminoses são infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

O tracoma não é uma patologia muito conhecida pelo público. A doença bacteriana que acomete os olhos, se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas. Por isso é muito importante que seja feito o diagnóstico precoce por um especialista.                        (Jornal do Cariri)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem