Saiba como o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode prejudicar a saúde ocular

Atualmente, é quase impossível passar um dia sem olhar para algum tipo de aparelho digital. Segundo a pesquisa Consumer Barometer, realizada pelo Google, 85% dos brasileiros utilizam a internet diariamente. Esse uso intenso de aparelhos eletrônicos pode causar uma série de incômodos, como dores nas costas, tensão nos dedos e dores de cabeça. Além disso, a exposição contínua à luz artificial emitida pelas telas pode causar danos aos olhos dos usuários.

Segundo estudo, olhar fixamente para os aparelhos faz com que a pessoa pisque cinco vezes menos, o que gera uma instabilidade da lágrima. Esse hábito pode causar fadiga visual e olhos secos, sintomas da Síndrome da Visão do Computador, nome dado ao desconforto causado pela exposição às telas. "Se os sintomas forem recorrentes, o paciente começa a sentir dores de cabeça frequentes e fadiga visual, o que torna o trabalho mais difícil devido ao maior esforço dos músculos dos olhos para enxergar e se concentrar", aponta a médica oftalmologista Dra. Tatiana Souto.
Os hábitos dos brasileiros que têm smartphones podem agravar ainda mais a fadiga visual, já que eles costumam checar o celular cerca de 78 vezes por dia. Por isso, a busca pelos especialistas é cada vez maior. A Dra. Tatiana explica ainda que "muitas pessoas chegam ao consultório se queixando desse incômodo e acreditam que esses sintomas sejam causados pelas lentes de contato. Na maioria dos casos, o problema ocorre devido ao uso constante do computador e do próprio celular".
Lentes corretivas Para pessoas que usam lentes de contato, o desconforto ao usar aparelhos digitais pode ser maior. Isso ocorre porque as lentes de contato tornam o filme lacrimal mais fino. A oftalmologista reforça a importância do uso de lentes corretivas com tecnologia de umectabilidade que ajuda a manter o filme lacrimal estável.
A oftalmologista também ressalta a importância de utilizar lentes adequadas para cada tipo de correção visual, principalmente no caso de pacientes com astigmatismo. Muitas pessoas com a condição acabam não corrigindo adequadamente ao usar lentes de contato, o que faz com que a maioria (65%) abandone o uso.
"Hoje existem muitas opções de lentes de contato para pacientes que têm astigmatismo, combinado ou não com miopia e hipermetropia. Elas são confortáveis e oferecem visão tão boa quanto a dos óculos". Além de seguir as recomendações, esses pacientes também devem fazer acompanhamento com o médico oftalmologista periodicamente.
Dicas simples podem evitar os problemas da exposição aos aparelhos digitais: No escritório, o ideal é manter a tela do computador sempre no mesmo nível do olhar e durante o trabalho, fazer pausas de três em três horas. Também é recomendado evitar ar condicionado forte e manter o organismo hidratado. 
Nos momentos de lazer, é preciso tentar reduzir o uso do celular, escolhendo atividades ao ar livre. Já pacientes que usam lentes de contato devem fazer a limpeza adequada e usar de forma correta as lentes e se possível, escolher opções que ofereçam maior conforto e tecnologia, como as lentes de contato de descarte diário, que são mais higiênicas e conferem maior segurança aos usuários.         (Diário do Nordeste)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem