Sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário são fiscalizados em Juazeiro do Norte

Saneamento é o 6º pior do Brasil. Juazeiro do Norte. Foi iniciada, nesta segunda-feira (7), a fiscalização dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário do Município pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). A ação, que se estenderá até o dia 18, tem o propósito de aprimorar os serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), visando a qualidade do fornecimento de água e verificando pontos referentes ao esgotamento sanitário, incluindo a adequação às leis ambientais.
Neste mês, os fiscais envolvidos no trabalho se dedicarão, exclusivamente, a Juazeiro do Norte. Com população estimada em 270 mil pessoas, sendo que o último censo (2010) apontou 249.939 pessoas, o Município tem uma área é de 248,6km² , contabilizando densidade demográfica de 1.004 habitantes por Km² (número também de 2010).
No entanto, apenas 47.2% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 89.6% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 11.6% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada, isto é: com presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio.
Finalizadas as atividades, cabe à Arce expedir relatório sobre os serviços prestados à população, inclusive nos âmbitos comercial e de atendimento, com foco nos aspectos supra citados, tudo em conformidade com as prescrições constantes nas leis, normas e regulamentos específicos do setor.
Quando identificadas não-conformidades na prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, são geradas determinações e/ou recomendações. Estas, por sua vez, são destacadas em seis componentes principais: Provisão dos Serviços, Gestão Comercial e Faturamento, Relacionamento com os Usuários, Proteção Ambiental, Qualidade da Água e Gestão de Emergências e Contingências.         (Blog Diário Cariri)

FOTO: Elizângela Santos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem