Exposição O Designo e a Matéria exibe arte contemporânea brasileira em Juazeiro





O Sesc Ceará recebe, a partir de 1º de agosto, a exposição de artes audiovisuais “O Designo e a Matéria”. Feita com curadoria do Departamento Nacional do Sesc, o acervo circula pelo país há quatro anos mostrando dez obras de arte contemporânea concebidas por seis artistas  brasileiros. Em Juazeiro do Norte, a galeria de artes do Sesc realiza abertura da temporada na próxima quarta-feira, às 19h, e segue até o final do mês, com visitação aberta entre 14h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Como propõe o título da exposição, a intenção de cada artista é materializada em diferentes suportes, como tecidos, telas de computador, acrílico, papelão, entre outros. As peças de arte carregam interpretações sobre o corpo, tempo, territórios, identidades, memória, entre outras temáticas.
“A exposição é composta por diferentes artistas, em diversas linguagens, uma mistura de técnicas da arte contemporânea no Brasil. São trabalhos independentes que vão dialogar com os produtores e apreciadores de arte no Cariri”, explica Sérgio Magalhães, supervisor de Cultura da Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.
Depois de Juazeiro, as unidades do Sesc em Iguatu, Crato e Fortaleza recebem o acervo. As galerias de artes do Sesc são abertas ao público e podem agendar visitas de escolas, universidades e demais grupos.
O acervoNa obra “Controles”- Tecnologias, de Cláudio Montanari, o artista plástico radicado na cidade de Palmas (TO) opta pela serigrafia sobre papel para compor a sua proposta criativa.
A série Desenho em Movimento, de Keyla Sobral, incorpora novas mídias à exposição de arte contemporânea, ao exibir desenhos em formato GIF na tela de um tablet, um computador portátil. A imagem “Divino Menino Deus”, obra de Zé de Maria, está impressa sobre tecido, sobrepondo figuras e referências em mosaico.
O Designo e a Matéria é parte da coletânea “Confluências: arte em intercâmbio”, um acervo de 27 obras de arte contemporânea brasileira, selecionadas por curadores do Departamento Nacional do Sesc. Os desenhos, fotografias, vídeos, objetos, pinturas foram criados por artistas de todas as regiões do País, já foram expostos em seis estados e agora chegam ao Ceará.
Serviço:Sesc apresenta – Confluências: arte em intercâmbioExposição “O Designo e a Matéria”Local:  Galeria de Artes da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Abertura: 1/8 (quarta-feira)Horário: 19hTemporada: Juazeiro do Norte até 31/8, entre 14h e 21h, de segunda a sexta-feira.Acesso gratuitoInformações e agendamento de turmas: (88) 3587-1065

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem