Espedito Seleiro viaja a Londres para exposição


Da cidade de Nova Olinda para o mundo, Mestre Espedito Seleiro, com suas peças em exposição na cidade de Fortaleza, agora embarca para a capital inglesa, na Europa, para mostrar seu trabalho na Embaixada Brasileira em Londres, entre os dias 15 e 22 de fevereiro.

O acervo contém diversas peças com costuras e desenhos no couro, marca característica de Seu Espedito. A exposição é promovida pelo Serviço de Aprendizagem Nacional (Senac) do Ceará. O livro “Meu Coração Coroado”, uma biografia do Artesão e Mestre da Cultura produzido por Eduardo Motta, também fará parte da exposição.

História que atravessa geraçõesFilho de vaqueiro, Seu Espedito aprendeu com o pai o ofício que hoje carrega no nome muito novo, aos oito anos de idade. Sendo o mais velho de dez filho, ficou para ele o encargo de sustentar a família após o falecimento do pai.

Mestre Espedito é pioneiro em colorir o couro, tornando-se um investigador de pigmentos naturais e técnicas de tingimento no material, descobrindo o angico, que tinge de marrom, o urucum, que pinta de vermelho e a capimbeira com o cinza.
Hoje tem em sua oficina um ambiente familiar, com filhos, netos, sobrinhos, noras e genros trabalhando consigo. “Do jeito que você pega uma carta e vai escrevendo, do mesmo jeito é eu quando faço uma peça. Eu nasci nisso e continuo passando pros netos, filhos…”, conta Mestre Espedito.

(Site Badalo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem