Ações de prevenção e testes rápidos de HIV são realizados em diversos pontos em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato iniciou na última segunda-feira, 25, ações de prevenção e cuidados alusivos ao período de carnaval. No dia 25 foi realizado um acompanhamento aos idosos no evento Carnaval no Trem, saindo da Estação da RFFSA. 

Na terça-feira, dia 26, aconteceram testagens de HIV em parceria com o Sesc na Praça Siqueira Campos, no Centro da cidade, e ontem, 27, as testagens aconteceram no bairro Alto da Penha, com uma tenda armada na rua Saturnino Candeia.

Hoje, quinta-feira, 28, serão disponibilizados os testes, bem como informações de saúde, às 17h, na Encosta do Seminário.

De acordo com a Coordenadora da Atenção em Saúde, Deborah da Conceição, uma das formas de diagnosticar a infecção pelo vírus é através do teste rápido de HIV, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que pode ser feito de forma anônima. “A prevenção é muito importante, no teste rápido o sangue é colhido de forma simples e sem dor. Se o resultado for positivo, aparece uma linha no visor após 20 minutos. A vantagem é ter o resultado de imediato”, ressalta.

Caso o resultado seja negativo, será reforçada a questão da prevenção. Se a infecção for comprovada é feita a orientação necessária e encaminhamento para um serviço de saúde para o acompanhamento adequado.

Informações da assessoria de comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem