Casa de acolhimento passa por dificuldades em Juazeiro do Norte


Fundado em 2010, o Albergue Santa Bernadete, em Juazeiro do Norte, vem trabalhando no acolhimento de moradores em situação de rua, tentando resgatar a dignidade daqueles que passaram a ser invisíveis para a sociedade. O lar, que não é ligado a nenhuma repartição pública, depende única e exclusivamente de doações e do trabalho voluntário de membros da Comunidade Católica Shalom.

Porém, as doações que tem chegado à casa foram reduzidas, o que coloca em risco a continuidade do projeto. 
No local, os acolhidos dispõem de um lar confortável, alimentação e apoio social. “Nós realizamos um trabalho nas ruas de Juazeiro e algumas pessoas em situação de rua passam por uma entrevista e são convidadas a pernoitar no nosso albergue. A casa de acolhimento pode receber até 22 homens por dia.

Funcionamos de 17h as 8h, servimos jantar, café da manhã, dispomos de espaço para higiene pessoal e quartos coletivos. Dentro das nossas possibilidades, buscamos sempre oferecer o melhor aos nossos irmãos”, explica a missionária da Comunidade Católica Shalom Andréa Barros. 

O artesão Raimundo Filho Gomes de Lima é uma das pessoas acolhidas pelo albergue. “Aqui, eu encontro apoio, me alimento, converso com os meus amigos, tenho uma noite digna e, quando o dia amanhece e eu cumpro com as minhas obrigações aqui no albergue, vou em busca de uma oportunidade de trabalho. Eu agradeço a Deus e, em segundo lugar, às pessoas que ajudam a manter esse projeto que é tão importante para a gente”, diz Raimundo Filho Gomes de Lima. 

Ao longo dos últimos anos, o albergue trouxe alento a muitas pessoas, porém o trabalho está sendo comprometido devido à falta de apoio. “A nossa casa sobrevive de doações. Precisamos muito de itens de higiene pessoal, alimentação, produtos de limpeza e até outros objetos como colchões e lençóis. O carro que encaminhava os acolhidos até o serviço de saúde e recolhia as doações parou de funcionar porque já estava bem velho”, salienta Edson Leite, membro do Ministério da Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom. 

Além de contribuir com a doação de alimentos e produtos de limpeza, a população pode se cadastrar para se tornar um benfeitor do projeto, doando alguma quantia mensal ou ainda contribuir voluntariamente com o projeto. 
Mais informações: Albergue Santa Bernadete / Rua Antônio Domingos dos Santos, 112 / Bairro: Antônio Vieira – Juazeiro do Norte – CE /Telefone (88) 99607-0842   (Jornal do Cariri)

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem