Inmet lança alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h no Cear


O Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) lançou alerta de “potencial perigo”, por causa das chuvas, para todo o Ceará, nesta quinta-feira (7). Segundo o instituto, deve haver ocorrência de chuvas intensas em todo o Estado, com ventos de 40 a 60 km/h. O aviso vale até as 8h desta sexta-feira (8).

Segundo o Inmet, há previsão para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm, combaixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Fortaleza e Região Metropolitana também estão incluídas no alerta. 

Alguns municípios cearenses que figuram na lista de alerta além das cidades da Grande Fortaleza são:

AmontadaAracoiaba Aurora Barbalha Baturité Beberibe Boa Viagem Brejo Santo Campos Sales Cascavel Cedro Chorozinho Crateús Crato Eusébio Forquilha Frecheirinha Granja Guaramiranga Horizonte Ibiapina Icapuí Icó Iguatu Itaitinga Jaguaribara Jaguaribe Jaguaruana Jijoca de Jericoacoara Juazeiro do Norte Limoeiro do Norte Maracanaú Maranguape Mombaça Nova Russas Nova Olinda Orós Pacatuba Pacajus Paracuru Paramoti Quixeramobim Redenção Reriutaba Russas Santana do Cariri Senador Pompeu São Gonçalo do Amarante Tabuleiro do Norte Tianguá Ubajara Varjota Viçosa do Ceará

Para evitar riscos, o Inmet divulgou as seguintes instruções: 

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deslizamentos e destruição

Entre esta quarta e quinta, a chuva forte provocou deslizamentos de terra e destruiu estradas na cidade de Granja, na Região Norte do Estado. Diversos bairros da cidade registraram alagamentos. 

As chuvas de maior intensidade ocorreram nos municípios de Granja (108 milímetros); Boa Viagem (70 milímetros), Ipaumirim (67 ) e Trairi com 61 (milímetros). Em Fortaleza, a maior chuva foi registrada no Posto Messejana com 36 milímetros. 

Fonte Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem