SMDARH cadastra agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2019


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), reuniu na manhã da terça-feira, 12, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, agricultores para formalizar o cadastramento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2019.

O Programa de Aquisição de Alimentos vem disponibilizando, no município do Crato, alimentos produzidos pelos produtores rurais cadastrados no PAA, como galinha caipira, carne suína, ovos, bolos, frutas e verduras, colaborando e fortalecendo a agricultura familiar.

De acordo com a Coordenadora do Programa no Crato, Jessika Tayane, a secretaria cadastrou 38 produtores e estará iniciando o programa no mês de março, com um recurso de R$ 50 mil reais, que vai beneficiar os trabalhadores da agricultura familiar e entidades sócio assistenciais cadastradas no PAA, entre elas, todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, o abrigo Jesus Maria Jose, APAE e algumas escolas municipais.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, destaca a importância do programa para o desenvolvimento agrícola do município. “É muito gratificante poder estar desempenhando, com sucesso, esse grandioso programa no município. Precisamos nos empenhar para que o município consiga comprar e distribuir cada vez mais os produtos da agricultura familiar. Contamos com o apoio constante do prefeito Zé Ailton, que prioriza o programa para o desenvolvimento do agricultor”, comenta.

A agricultora Cícera Edna Pereira, que fornece bolos diversos, biscoitos e doces, ressalta a satisfação de poder contribuir com seus produtos no projeto, atendendo as entidades, além da garantia no recebimento dos recursos. “Primeiro temos que procurar ser competentes com nossos produtos. É um programa muito bom que poderia ser enriquecido ainda mais para fortalecer o nosso trabalho. A expectativa é que tudo dê certo para que o programa tenha continuidade. Essa parceria com a secretaria nos dá muito mais incentivos, para que nosso trabalho tenha reconhecimento no município”, afirma.

O PAA é um programa que conta com a participação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, e utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Com o PAA, o Município faz a compra de alimentos diversos e promove a doação simultânea às entidades da rede sócio assistencial e aos equipamentos públicos, com o objetivo de atender demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A entrega dos alimentos acontece na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, localizada no Centro Administrativo, na Rua 7 de Setembro, s/n, no bairro São Miguel.

Informações da assessoria de comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem