Escola cratense é contemplada com implantação do Projeto Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas


A Escola Cel Filemon Teles, localizada na Vila São Bento, foi contemplada com o Projeto Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) do Crato. Na manhã de ontem, 28, a unidade educacional recebeu a equipe do órgão para a implantação do projeto.

Os 234 alunos matriculados nos turnos manhã e tarde na instituição vão ajudar a manter a horta com apoio da coordenação e dos servidores. Segundo a diretora, Luzia Vieira, há cinco anos a escola já havia realizado um trabalho de sustentabilidade com os estudantes e hoje, a horta vem ser um espaço para a ocupação e o aprendizado dos alunos.

“Achei muito interessante para que os meninos [alunos]possam preencher o tempo ocioso. Eles sempre vêm para a escola no contra turno e a gente permite para que a escola seja esse espaço acolhedor e de aprendizagem”, afirmou.

Em um espaço que fica ao lado das salas de aulas, foram plantadas hortaliças como: coentro, alface, cebolinha e também plantas medicinais, como: malva sete dor, boldo, endro, alecrim e manjericão. O trabalho de preparação dos canteiros e a plantação foi acompanhado pelos estudantes.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, só em 2019, já foram implantas sete hortas nas escolas e em unidades básicas de saúde. Ainda segundo o gestor, a atividade deverá ter continuidade através de um trabalho educativo.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem