Festa do Pau da Bandeira é tema de reunião na Escola Saberes em Barbalha


Na última quinta-feira (25/04), na Escola de Saberes em Barbalha, uma reunião juntamente com o IPHAN discutiu a importância do plano de salvaguarda na Festa de Santo Antônio. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha é reconhecida nacionalmente como patrimônio imaterial brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2015.

No ano passado o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (COEPA) declarou a festa como Patrimônio Cultural do Estado.O reconhecimento é uma forma a mais de segurança, principalmente para a construção de um plano que garanta a melhoraria da festa, pensando em manter a tradição, e fazendo uma análise das edições anteriores para aprimorar as seguintes.

Lazaro Macêdo que participou do evento fala sobre a importância do momento para toda a região.“A manutenção da festa de Santo Antônio, com todo seu caráter cultural, não é somente importante para a festa, mas para toda a região. E o acompanhamento do IPHAN faz com que essa festa se perpetue sem perder o caráter tradicional”.

Participaram da reunião escolas públicas e privadas, a Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores, e a sociedade civil. Os festejos ficaram marcados para o período de 1° a 13 de junho, sob a coordenação da Prefeitura e Paróquia Santo Antônio com apoio dos Governos Federal e do Estado.Assessoria

via News Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem