Sesc realiza eventos de incentivo à leitura no Cariri; veja programação


No mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia Mundial do Livro (28), o Sesc realiza ações de incentivo à leitura no Cariri. Até o dia 13, no Sesc Crato, acontece a Semana do Livro Infantil. Com programação gratuita e seguindo o tema “Como você me lê? O livro como agente mediador do respeito às diferenças”, a ação é voltada para crianças de escolas públicas e terá atividades como contações de histórias, rodas de leitura, bate papo com escritores, gabinete das diferenças e biblioteca itinerante.

Na programação, serão trabalhadas histórias como Feupo Silva, da escritora e ilustradora Eva Furnari, João Grilo é que nem eu?, cordel de autoria do poeta Francildo Silva e o clássico Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. O evento ainda será palco para o lançamento do livro cartonero As histórias de Zé Sabugo, do autor Luan Gomes.

De 15 a 17, é a vez do Sesc Juazeiro promover a importância e o benefício da leitura, através da Semana do Livro e da Biblioteca. A ação é fruto do Projeto Feiras, Mostras e Jornadas de Literaturae visa proporcionar um espaço de construção do conhecimento, promovendo a biblioteca como instrumento democrático de acesso à informação e às diversas práticas artísticas e manifestações culturais.

Para isso, o evento ocupa espaços como escolas, teatros e as unidades do Sesc na região com apresentações artísticas, lançamentos de cordéis e revistas e contações de histórias.

Programação:

Sesc Crato

Quinta-feira, 11/4

Menina Bonita do Laço de Fita

Clássico da literatura infantil, que tange a discussão de raça e respeito entre as crianças, bem como discute questões relativas ao “belo”. Escrito por Ana Maria Machado, a história narra a admiração e contemplação de um coelho branco, de orelhas cor de rosa, por uma menina preta. Contudo, além de embarcarmos nas divertidas investidas do coelho (que busca ficar preto), aprendemos sobre a importância de respeitar a diversidade e encontrar no outro a beleza que pertence apenas a ele, “belo é ser diferente”!

Coletivo Atuantes em Cena

Local: BEMC, Nova Olinda-CE

Horário: 15h30

Lançamento do livro cartonero “As histórias de Zé Sabugo”

Zé Sabugo, personagem principal, é um menino muito esperto, curioso e sonhador que está em busca de dar o seu melhor às pessoas ao seu redor. Mesmo com todos os obstáculos, ele nunca desiste do que quer. Em suas aventuras, o menino conta com o apoio de sua família e seu amigo favorito, um cãozinho chamado Peteleco.

Autor: Jorge Luan

Local: BEMC, Nova Olinda-CE

Horário: 16h30

Sexta-feira, 12/4

Bate-papo com o autor: jovens escritores

Na mesa, os dois jovens autores Alan Silva (O poeta sabiá) e Luan Gomes (As histórias de Zé Sabugo) apresentam seus livros e contam um pouco de seu processo de criação e os desafios dos escritores iniciantes.

Alan Silva, natural de Brejo Santo-CE – Escritor, poeta e contador de histórias, desde os sete anos começou a escrever seus primeiros textos. Já possui três obras independentes: “História da família”, “Carta aos Deuses e outros poemas” e “O poeta sabiá”.

Luan Gomes, natural de Altaneira-CE – Escritor desde os 13 anos, Luan adota em sua obra “As histórias de Zé Sabugo” um estilo aventureiro que enche de alegria e cativa crianças de todas as idades. Luan sempre viu a escrita como uma forma de criar uma realidade extra e expor suas opiniões.

Local: Biblioteca Pública Municipal do Crato, Largo da REFFSA

Horário: 9h

O vestido azul

De que forma o ser humano ainda consegue intervir na sociedade para a transformação de um lugar de convivência mais humana? A história “O Vestido Azul” traz essa discussão de forma bastante lúdica, pois é a partir de um “vestido azul” encantado, que toda uma comunidade muda o seu modo de viver, passando a compartilhar e compactuar das necessidades e desejos inicialmente individuais, mas que se tornaram coletivos a partir do momento em que perceberam que pequenas boas ações podem se transformar em grandes boas ações, tornando as pessoas mais humanas e solidárias.

Coletivo Atuantes em Cena

Local: Terreiro Coletivo Camaradas, Comunidade do Gesso

Horário: 17h

Sábado, 13/4

Você é muito especial

Peça de autoria de Max Lucado, conta a história dos Xulingos, que são homens e mulheres feitos de madeira por um único criador, que os fez de formas, tamanhos e cores distintas, por isso mesmo belos. Tudo começa a ficar menos belo quando os próprios Xulingos resolvem oferecer aos moradores dois tipos de medalhas, uma referente a coisas que eles consideram boas e outra referente a coisas que eles consideram ruins. Um Xulinguento de nome Marcinelo começa a sofrer por não conseguir nunca nenhuma boa medalha, pois nunca consegue efetuar com eficácia as coisas consideradas boas. Que destino terá Marcinelo após viver situações que lhe impedem até mesmo de sair de casa? Conseguirá ele resolver essa situação, voltando a sorrir e gostar de si próprio?

Coletivo Atuantes em Cena

Local: Comunidade do Alto do Penha

Horário: 9h

Sesc Juazeiro

Segunda-feira, 15/4

Balaio de Contos – Cia Luz do Conto

Horário: 9h e 15h

Local: Escola Municipal José de Araújo- Sítio São Gonçalo – Juazeiro do Norte

Terça-feira, 16/4

Lançamento de Cordel – Cordelista: Ernane Tavares Monteiro

Horário: 9h

Local: EEM José Bezerra – Juazeiro do Norte

Apresentação do Grupo de Reisado dos Irmãos Discípulos de Mestre Pedro

Horário: 15h

Local: Teatro Patativa do Assaré

Entrada Gratuita

Lançamento da revista em quadrinhos “O Reisado no Cariri Cearense”

Autor: Allan Jefferson

Horário: 15h30

Quarta-feira, 17/4

O sonho de Clara Gema – Cia Mandacaru

Horário: 9h e 15h

Local: Teatro Patativa do Assaré

Entrada Gratuita

Balaio de Contos – Cia Luz do Conto

Horário: 9h

Local: Educar SESC – Juazeiro do Norte (Rua José Marrocos, 226 – Santa Teresa)

Grupo de Teatro do TSI – Trabalho Social com Idosos

Horário: 15h

Local: Educar SESC – Juazeiro do Norte (Rua José Marrocos, 226 – Santa Teresa)

Fonte Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem