Antiga estação de trem pode se tornar espaço cultural com exposições artísticas


Na manhã deste domingo, 5, a Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou uma ação de retomada da posse do prédio da antiga Estação Ferroviária da cidade, localizado na Praça da RFFSA. A retomada tem a intenção de transformar o local em um espaço cultural, segundo a gestão.

O prédio esteve abandonado por vários anos e se tornou alvo de ocupação irregular. A reintegração do prédio histórico foi feita pela Secretaria de Cultura junto da Guarda Municipal.

A Prefeitura afirma que o processo se deu por meios legais, com o acompanhamento da Procuradoria Geral do Município, e não havia pessoas no local, apenas material referente a exposições antigas e matérias-primas, que foram encaminhadas para um galpão onde aguardam a retirada do proprietário.

O próximo passo, segundo a Secretaria, é o início da reforma e recuperação física dos três salões da antiga estação de trem, que já tem o projeto pronto.

O primeiro abrigará uma exposição permanente sobre a história da estação de trem de Juazeiro do Norte, que foi inaugurada pelo Padre Cícero Romão Batista. No segundo salão, haverá outra exposição permanente que contará a história da linha férrea no Ceará e como sua chegada proporcionou uma alavancada no desenvolvimento do Estado. A ideia, no terceiro salão, é receber exposições temporárias que poderão ser propostas por artistas juazeirenses ou de outros lugares.

De acordo com o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, a antiga estação será um espaço de convivência onde serão realizadas oficinas e ensaios, além da instalação de cafés. Ele ainda fala que o local receberá também o segundo ponto de memória do Município, contribuindo, assim, para a preservação da história de Juazeiro do Norte.

Fonte Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem