Historiadores do Memorial avaliam documentos antigos da administração de Juazeiro do Norte


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria de Cultura (Secult), estiveram na manhã desta terça-feira, 07, avaliando alguns livros e documentos que estavam guardados na sede da Sead há várias anos. A consulta se deu por meio dos Historiadores da Fundação Memorial Padre Cícero (FMPC), Yorrana Gonçalves e Claudinei Silva de Paula.

Após a descoberta de escritos antigos na prefeitura, a Secretária de Administração, Romênia Botelho, solicitou ao Secretário de Cultura, Renato Fernandes, que enviasse profissionais ao local para analisar os documentos.

Os pesquisadores, neste primeiro contato, buscaram higienizar alguns documentos e depois avaliar para onde serão destinados. Tais documentos podem ser cruciais e de extrema importância para a história do Município de Juazeiro do Norte, bem como para auxiliar futuras pesquisas acadêmicas.

Para Romênia Botelho, estes são livros que ajudam a compreender o passado político da cidade, em seu período de formação, bem como as decisões e medidas tomadas na sua época inicial como cidade. “Acredito que após o devido tratamento, as obras irão ser apresentadas a sociedade através da Fundação Padre Cícero, por se tratar de uma documentação histórica, bem guardada durante todos esses anos nos arquivos da prefeitura”, disse.

Em um dos livros encontrados consta a assinatura, em perfeito estado e legível, do Padre Cícero, bem como de outras autoridades.

A documentação é datada do ano de 1926 a 1934. Os técnicos encontraram também uma documentação com assinaturas da Beata Mocinha, referente a uma empresa de energia elétrica, pertencente a ela, que fornecia serviços ao Município.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem