Número de fumantes cai 40% no Brasil nos últimos 12 anos


Mais de 90% da população brasileira não tem o hábito de fumar, segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (31). O estudo aponta que 9,3% dos brasileiros afirmavam ser fumantes em 2018. Nos últimos 12 anos, a quantidade de pessoas que fumam caiu 40% no país.Em 2006, os fumantes eram 15,6% da população, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

A pesquisa marca o Dia Mundial Sem Tabaco.De acordo com o ministério, há uma “tendência nacional de queda constante desse hábito nocivo para a saúde” no Brasil.Entre as capitais, a maior prevalência de fumantes está em Porto Alegre, com 14,4% das pessoas, São Paulo (12,5%) e Curitiba (11,4%).

Fortaleza é sétima capital brasileira que registra a menor quantidade de fumantes.Os jovens tendem a fumar mais do que os mais idosos. Entre as pessoas com 18 a 24 anos, a proporção de fumantes chega a 6,7%. Entre aqueles com mais de 65 anos, os que fumam são 6,1%.

via Ceará Agora

Comentários