Raio cai em residência na cidade de Barbalha


FOTO: Local onde o raio atingiu

Na noite da última terça-feira (30), uma casa da Rua Euclides Teixeira, bairro Cirolândia, na cidade de Barbalha, foi atingida por um raio durante chuva que caiu sobre grande parte da Região do Cariri no mesmo dia. O proprietário da casa, Ricardo Medeiros, relatou que por volta das oito da noite, ele, a esposa e os três filhos estavam em casa, quando ouviram um grande barulho, junto de um tremor dentro da residência.

Ao sair para verificar o que tinha acontecido, se deparou com os cômodos cheios de entulho e um buraco na parede. Além disso, a casa estava toda escura, porque todos os disjuntores de energia caíram com o impacto. Foi aí que ele pode entender que um raio caiu na área de inverno da casa. “Meus filhos ficaram muito assustados, porque eles estavam no cômodo do piso superior. Não conseguimos nem dormir em casa e fomos para casa de parentes”, relatou Ricardo.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Em compensação, o prejuízo financeiro foi enorme. De acordo com Ricardo, a televisão, os motores do portão automático e outros eletrodomésticos queimaram após sofre a forte descarga elétrica. Cerca de dez casas da vizinhança também foram atingidas e com percas de objetos.
MediaEntulho que ficou dentro da casa após
o raio atingir residênciaA reivindicação dos moradores foi em relação a manutenção dos para-raios próximos. No Estádio Lyrio Callou, o Inaldão, que fica cerca de 500 metros das casas, possuem oito para-raios.

“A gente precisa saber a quem cobrar, porque não é normal um tipo de situação dessas acontecer. É preciso verificar se estão monitorando a situação deles [os para-raios]”, indaga o bancário.
De acordo com a Prefeitura de Barbalha, os para-raios do estádio não têm poder de atração dos raios na distância do local que aconteceu o incidente, mas que a manutenção é feita de forma regular. Sobre a instalação, o município diz que não é de responsabilidade do órgão a instalação dos para-raios em áreas residenciais.

O corpo de Bombeiros têm ciência dos casos de raios que atingiram casas aqui na região, mas que permanecer dentro do lar é sempre o mais seguro. “Aqui na região do Cariri, as quedas aumentaram durante este inverno. Mas a dica é sempre permanecer dentro de casa, desligar os eletrodomésticos e eletrônicos, para não correr os riscos de sofrer descargas elétricas”, explica o capitão Arthur Graça do corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte.     

   (Fonte: Site Badalo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem