Última semana de maio será de poucas chuvas no Ceará


FOTO: Weiber de Castro

Os próximos três dias devem ser de poucas chuvas no Ceará, segundo relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As chuvas devem ser restritas nas Regiões Central e Norte do Estado.

Para segunda-feira (27), a previsão do órgão é de chances deprecipitações no litoral cearense, Maciço de Baturité, na Região da Ibiapaba e Vale do Jaguaribe. Nas demais regiões, nebulosidade variável. Isso deve ocorrer porque há nuvens próximas à costa norte do Nordeste.

Para terça (28) e quarta-feira (29), a previsão é de possibilidade de chuva no litoral cearense e no Maciço de Baturité, com cobertura variada de nuvens nas demais áreas do Ceará.

Indutor de chuva se afasta da costa do CearáO cenário previsto para estes três dias se dá pela influência de áreas de instabilidade que se deslocam do oceano Atlântico e adentram o continente. A redução nos registros também é provocada pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Ceará, situação típica do fim da estação chuvosa (fevereiro a maio).

A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul. A zona é o principal sistema indutor de chuva no Ceará.

Chuvas do fim de semana

O último fim de semana do mês de maio foi de poucos registros de chuva, conforme a cenário apontado pela Funceme. Entre a última sexta-feira (24) e o sábado (25), houve precipitações em cerca de 30 municípios, com os maiores acumulados em Jijoca de Jericoacoara (43 mm) e São Gonçalo do Amarante (32,4 mm). Já entre o sábado e este domingo (26), o balanço aponta precipitações em 26 municípios do Ceará, com a maior em Chaval, com 70,5 milímetros.

Já no intervalo entre as 7h de domingo e as 7h desta segunda-feira (27), dados preliminares indicam registros de chuva em, pelo menos, 40 municípios. Nestas 24 horas mais recentes, os acumulados principais foram em Barroquinha (53,3 mm), Paraipaba (48 mm) e Acaraú (46 mm).
10 maiores chuvas por posto no dia:
(56 postos com chuva de 95 informados)
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 53.3 mmParaipaba (Posto: Paraipaba) : 48.0 mmAcaraú (Posto: Aranau) : 46.0 mmAcaraú (Posto: Acarau) : 38.6 mmGranja (Posto: Sambaiba) : 38.0 mmMorada Nova (Posto: Morada Nova) : 30.0 mmTrairi (Posto: Trairi) : 28.0 mmJaguaruana (Posto: Giqui) : 26.0 mmMulungu (Posto: Mulungu) : 22.4 mmGuaramiranga (Posto: Guaramiranga) : 21.8 mm

(Diário do Nordeste)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem