Crianças e jovens cratenses celebram o Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil


Idealizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), juntamente com a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), a caminhada pela Erradicação do Trabalho Infantil reuniu alunos de projetos e escolas do município que, com faixas e muita atitude, desfilaram pelas ruas do Centro da cidade mostrando a importância dessa data. 12 de junho, Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil, instituído por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU), marca a mobilização para alertar a comunidade e as instituições sobre a realidade do trabalho infantil, fato que ainda acontece em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Para a coordenadora do AEPETI Crato, Lourdes Queiroz, trata-se de um momento de muita relevância. “É preciso cada vez mais conscientização sobre os prejuízos do trabalho infantil e a importância de assegurar os direitos da criança e do adolescente, por isso estamos constantemente articulando ações de proteção e cuidado”, destacou.

A caminhada, que saiu do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, contou com a participação da Banda de Música Municipal, coordenações dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além dos estudantes das Escolas Violeta Arraes, Dom Quintino, Projeto Verde Vida e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

“Precisamos de muita atenção para com nossas crianças e jovens. A melhor forma é denunciar, acionar os órgãos competentes, para que se possa realizar uma abordagem à família, conscientizando a respeito dos malefícios do trabalho infantil”, ressaltou a gestora da SMTDS, Edivania Costa Gonçalves.

A Caminhada teve seu término na Praça da Sé, onde foram feitas diversas apresentações artístico culturais.

Para Laila Luzia, de 9 anos, participante do projeto Verde Vida, foi um momento de diversão, mas também de entender coisas sérias. “Muito legal estar aqui participando dessa caminhada, me diverti e pude fazer algo importante, que é chamar a atenção da sociedade para um problema que atinge crianças da minha idade”, disse.

No Crato, o trabalho é desenvolvido para que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos através de um conjunto integrado de ações que ofertam e operam benefícios, serviços, programas e projetos para a proteção social por meio de intervenções que sensibilizam e asseguram os seus direitos. Na ocasião, o vereador Amadeu de Freitas participou da caminhada.

A Programação da Semana de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil no Crato vai até a próxima sexta-feira, 14, dessa forma:

Dia: 13/06/2019
Roda de Conversa mediada pela equipe AEPETI (Mitos e Verdades)
Local: Escola Álvaro Madeira
Horário: 08h30

Dia: 14/06/2019
Oficina de Circo Ministrada pelo Projeto Verde Vida no Gesso
Público Alvo: Coletivo Camaradas
Horário: 15h

via Gazeta Cariri http://bit.ly/2WFbmzD

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem