Hospital Santo Antônio, em Barbalha, vai dobrar capacidade cirúrgica do SUS com o uso de microscópio de ponta


A chegada de um novo equipamento mudou a rotina de trabalho da equipe cirúrgica do Hospital Santo Antônio, em Barbalha, no Cariri cearense. A unidade de saúde é referência em neurocirurgia para 45 municípios cearenses e estados vizinhos, como: Paraíba, Pernambuco e Piauí; atende uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes.

O microscópio de ponta é o OPMI VARIO. O instrumento é usado em diversos tipos de cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas, bem como as de emergência e urgência; o equipamento foi instalado mês passado e deve passar a ser usado ainda nessa primeira quinzena de junho, em procedimentos neurocirúrgicos e neurológicos.

“Termos esse equipamento é garantia de agilizar as cirurgias do Hospital Santo Antônio. Se a equipe demorava até 4 horas num procedimento, agora não vamos gastar mais que duas horas”, explicou um dos diretores, José Correia Saraíva.

Um dos neurocirurgiões da unidade, médico João Ananias, explicou que a média de cirurgias no Hospital Santo Antônio era de aproximadamente 25 a 30 por mês, agora o serviço pode passar a oferecer duas vezes mais que isso.

“O instrumento é moderno e tem diversas funções, dá para fazer a cirurgia com mais agilidade, segurança e comodidade, sem falar que ainda podemos filmar tudo em alta resolução. Nossa capacidade vai dobrar! Com o microscópio conseguiremos operar uma média de 65 pacientes, por mês”.

*o equipamento foi comprado com verba federal por meio de emenda parlamentar convênio 848125/2017 do deputado federal André Figueiredo.

Por Monike Feitosa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem