Junho Vermelho mobiliza doações de sangue no Cariri


O mês de junho carrega um significado que vai além do São João para quem trabalha salvando vidas, é um mês de campanha e mobilização para doações de sangue. O mês é conhecido como Junho Vermelho. Esta sexta, 14, marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, e tem uma programação especial no Hemocentro Regional, localizado em Crato. Uma manhã festiva com música ao vivo, lanche e cartões de agradecimento aos doadores mostra a importância da contribuição.

Fabíola Alencar, diretora do Hemocentro Regional, afirma que o Junho Vermelho foi escolhido justamento por ser o período que antecede as férias e onde as viroses tendem a se alastrarem, gerando um desabastecimento nos bancos de sangue. “A nossa região é muito cheia de festas nesse período junino”, aponta ela, afirmando que as doações no Junho Vermelho são essenciais para manter o estoque regular no período. A diretora lembra que a doação de uma pessoa pode salvar até quatro vidas.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. O índice brasileiro é preocupante, e fica em 1,8%. O Hemocentro Regional atende 44 hospitais nos 28 municípios de atuação. Além da unidade na cidade de Crato, também há um Hemonúcleo em Juazeiro do Norte, disponível para receber as doações.

Fabíola explica que, para ser um doador é muito simples, basta estar saudável, ter mais que 50kg, estar entre 16 e 69 anos e portar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem ter um termo assinado pelo responsável autorizando a doação. O intervalo entre as doações também é um fator importante. As mulheres devem esperar 90 dias entre um procedimento e outro, enquanto que os homens têm que aguardar 60 dias.

Onde doar?Hemonúcleo de Juazeiro do NorteEndereço: R. Maria Beata de Araújo, nº 30, bairro Romeirão.Telefone: (88) 3102-1169 e (88) 3102-1170
Hemoce de CratoEndereço: Rua Coronel Antônio Luíz, n° 1111, bairro Pimenta.Telefone: (88) 3102-1260

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem