Pesquisa brasileira aponta que remédio usado por pacientes com Parkinson causa arritmia cardíaca


Uma pesquisa brasileira confirmou que o remédio domperidona, usado comumente para tratar enjoo e ânsia de vômito em pacientes com Parkinson, aumenta o risco de arritmia cardíaca. Os resultados foram publicados nessa quinta-feira (20) na revista “Nature”.Durante a pesquisa, foram usados 36 ratos machos em laboratório com peso entre 230 e 300 gramas.

Eles foram divididos em quatro grupos em igual quantidade, mas apenas dois deles receberam o composto responsável pelo modelo da doença de Parkinson nos estudos científicos.Os animais foram monitorados com eletrodos inseridos pela cabeça até o coração, método que garante que eles não sejam arrancados pelos roedores. Os cientistas avaliaram a reação dos ratos após três dias, cinco dias e após duas semanas.

Os resultados mostram que o uso da substancia gera um risco maior de arritmia cardíaca, o que é um problema extra para os pacientes com Parkinson, já que cerca de 60% já apresentam alterações cardiovasculares.De acordo com o estudo, há evidências de que as mortes repentinas causadas pela doença possam ser ocasionadas pelo uso do remédio ou até pela combinação com outros tratamentos

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem