Polo Calçadista do Cariri é tema de audiência pública nesta segunda-feira


O Polo Calçadista da Região do Cariri é tema de audiência pública nesta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa do Ceará.

O encontro, convocado pelo primeiro vice-presidente da AL, Fernando Santana (PT), conta com a participação dos deputados estaduais, federais, representantes de bancos que dispõem de linha de crédito para o setor e empresários do Cariri.

Como argumento para convocar a audiência, o deputado Fernando Santana disse que o Polo do Cariri “vem enfrentando sérias dificuldades nos últimos anos”.

Segundo ele, o Polo, que é o maior produtor calçadista do Brasil, foi atingido pelo fechamento de empresas por conta da crise econômica que fez o índice de desemprego disparar no país.

A crise econômica ocasionou uma onda de fechamento de empresas e consequente desemprego no setor. O objetivo da audiência é discutir medidas que venham amenizar a crise e impulsionar o setor, responsável por geração de emprego e renda na região do Cariri — explica Santana.

Impacto socieconômico

Segundo o deputado Nelinho (PSDB), a região é formada por 25 municípios e tinha 174 empresas calçadistas em 2014, número que caiu para 143 em 2017. Para ele, o impacto socioeconômico com essa queda é negativo. O deputado ainda informa que o número de empregados no setor caiu de 9.000 para 5.400, ou seja, um recuo de 40% nesse período.

A audiência acontece a partir das 14h nos auditórios Deputados Castelo Branco e Manoel de Castro. O prefeito de Juazeiro do Norte, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho e o presidente do Polo Calçadista da Região do Cariri deverão participar do encontro.

via Ceará Agora

Comentários