Universidade de Juazeiro oferece tratamento gratuito a pacientes com asma


O dia 21 de junho é considerado o Dia Nacional de Combate à Asma, data criada para serem divulgadas mais informações sobre a condição, seus sintomas e tratamento. Em Juazeiro do Norte, a Clínica-Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) conta com o setor de Fisioterapia Cardiorrespiratória, especializada no tratamento da doença.

Os atendimentos são gratuitos e para ter acesso é necessário levar um encaminhamento médico à Unileão e se cadastrar. Os tratamentos são oferecidos no período letivo, sendo assim, param no mês de julho e retornam novamente em agosto.

A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiperresponsividade (HR) das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, de 2013, cerca de seis milhões de brasileiros têm o diagnóstico médico da doença.

Os sintomas da asma podem variar conforme o nível da crise, mas consistem, principalmente, em tosse persistente à noite ou ao acordar, episódios recorrentes de chiado no peito (sibilância), que poderão ser desencadeados após atividade ou exposição à alérgenos como mofo, ácaros, poeira domiciliar, pelos de animais ou a situações como mudanças repentinas de temperatura, ar seco, predisposição genética e doenças virais.

Para iniciar o tratamento, a principal medida é manter o paciente longe dos fatores de risco, além de terapia medicamentosa realizada por prescrição médica.
O tratamento deve ser acompanhado por profissionais especializados, como médicos pneumologistas, alergistas, clínicos gerais e os fisioterapeutas respiratórios.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem