Ursos devem ser transferidos de zoológico em Canindé para o interior de São Paulo


Os dois ursos pardos-siberianos Dimas e Kátia, acolhidos no Zoológico São Francisco, em Canindé, deverão ser transferidos para o Rancho do Gnomos, localizado em Joanópolis, interior de São Paulo. Essa foi a decisão da juíza da 3ª Vara da Comarca de Canindé, Tássia Fernanda de Siqueira, atendendo Ação Civil Pública impetrada pela Associação Brasileira dos Defensores dos Direitos e Bem Estar dos Animais.

No processo, disponível no site do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), a Associação requer ainda a condenação do Zoológico de Canindé ao pagamento de indenização por danos morais causados ao meio ambiente.

A entidade alegou que os animais são mantidos em local extremamente diferente do habitat natural deles. A elevada temperatura, a alimentação inadequada dentre outras justificativas, estão causando sofrimento a eles, acrescentou.

Na sentença, a magistrada não define data para a transferência dos animais. Os advogados das partes serão notificados oficialmente da decisão nesta quarta-feira, explicou a supervisão da 3ª Vara Judicial.

A administração do Rancho Gnomos informou apenas que está “aguardando a finalização dos trâmites burocráticos…. para dai então, colocarmos em prática nossa operação“.

A decisão, publicada na segunda-feira (10), pegou de surpresa a população de Canindé e toda a equipe do Santuário de São Francisco, mantenedor do zoológico. Frei Marconi Lins, reitor do Santuário de São Francisco, não se manifestou sobre a decisão judicial.

O Santuário apenas emitiu uma Nota afirmando sempre ter sido guardião de Dimas e de Kátia, aos quais são dados todos os cuidados adequados, tendo os órgãos estaduais emitido nos últimos meses diversos laudos comprovando que não são maltratados e as estruturas onde são mantidos são adequadas para o acolhimento e convívio dos ursos.

A assessoria da Paróquia informou que o pároco, frei Jonaldo Adelino e o reitor do Santuário, frei Marconi Lins, irão se reunir nesta quarta-feira (12) para decidirem qual providência pretendem adotar.

Fonte Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem