Vila da Música passa a se chamar “Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira”


Aprovado pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei que muda o nome da Vila da Música, no Crato, em homenagem ao “Monsenhor Ágio”. O anuncio sobre a mudança do nome do equipamento cultural da Secult para “Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira” foi eito pelo governador Camilo Santana durante o velório de Padre Ágio, no último dia 13 de junho, no Crato.

Fundador da Escola de Educação Artística Heitor Villa, Padre Ágio faleceu no dia 12 de junho de 2019, com 101 anos. “Ágio só pregava o bem, só espalhava o amor, a alegria. Ele seguiu profundamente sua vida na missão de servir e evangelizar.

O padre escolheu o instrumento mais importante, a educação através da música para criar esperança e libertar as pessoas. Ele começou com filhos de agricultores, pessoas que trocavam, à noite, foices e enxadas por violões e violinos, quantas crianças passaram por ele e se transformaram – tudo isso através da música. Que cada um de nós possamos ser discípulo dele.

Qual homenagem posso fazer, me perguntei. A primeira delas é que já enviei hoje projeto de lei que dá novo nome para a Vila da Música, a escola passará a ser chamada agora de “Monsenhor Ágio Augusto Moreira”. Uma singela homenagem que vai se eternizar. Que a imagem dele possa seguir em nossas mentes e corações”, afirmou o governador.

A Vila da Música, primeiro equipamento cultural de competência do Estado no Interior, é fruto da parceria do Governo do Ceará – através da Secretaria da Cultura – com a tradicional escola de música Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A Vila da Música é um equipamento cultural voltado para a formação e fruição cultural, inspirada na experiência realizada pela Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel).

O equipamento surge como um centro de socialização e de cidadania por meio da educação dos sentidos. Primeiro equipamento cultural do Estado no Interior, o espaço conta com infraestrutura moderna e dedicada a atender estudantes – crianças, jovens e adultos -, distribuídos em diversos cursos de diversos instrumentos.

(Governo do Ceará)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem