Campanha de ‘esquecer’ livros ganha adeptos pelo Cariri


O hábito da leitura sempre é algo que fascina o universo de quem se aventura nos diversos tipos de literatura encontrados pelo mundo. Uma iniciativa inusitada para conseguir atingir ainda um público maior está sendo realizada no Crato, e pretende se estender por todo o Cariri. A campanha de “esquecer” livros em espaços públicos ganhou adeptos na região e pretende incentivar a leitura e também difundir o compartilhamento e o desapego.

A educadora Alayne de Lavor, que começou a ideia em Crato, se inspirou na campanha “Esqueça um livro”, criada no Brasil pelo editor Felipe Brandão e veiculada em vários outros estados. Desde o último dia 25 de julho ela, junto a um grupo de amigos, iniciaram a deixar livros em locais públicos para que outras pessoas pudessem e ler e fazer o mesmo.

“A ação chama-se ‘bookcrossing’ que consiste na prática de deixar livros com um recado explicando a ação. A pessoa que encontra o livro deverá fazer o mesmo. A intenção é transformar as cidades em bibliotecas, disseminando a cultura, especialmente, a leitura, tornando-a verdadeiramente um hábito universal”, explica.

Depois de iniciar a “esquecer” os livros, Alayne relatou que vários a procuraram para saber onde seriam os locais que ela havia deixado os exemplares e como poderiam fazer para reproduzir a campanha. Como amante da leitura, ela falou que escolheu pontos estratégicos da cidade, onde as pessoas poderiam iniciar uma leitura e findar pode deixar o livro lá ou em outros lugares para que mais pessoas pudessem ler.

“Esqueci livros nas praças Siqueira Campos, Alexandre Arrais e da Sé e na igreja da Sé. Gostaria de adeptos em Juazeiro e demais cidades da região metropolitana. Conseguir parceiros também para doações. A simbologia do livro é muito maior que os arquivos digitais e a internet não é o único espaço de compartilhamento. Devemos resgatar e manter o hábito de ter em mãos o livro físico. Por isso, me encantei com a campanha.”, fala Alayne.                      

(Fonte: Site Badalo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem