Ceará registra quase 2 mil e 700 acidentes de trabalho em 2019


O Estado do Ceará registrou mais de 69 mil acidentes de trabalho entre os anos de 2009 e 2019. Somente este ano, foram 2.660 casos, sendo 722 em Fortaleza. Os números são do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foram levantados até a última quinta-feira pelo portal de notícias G1.

Do total de acidentes ainda no mesmo período, 59.375 resultaram em auxílio doença por acidente de trabalho, 6.483 em auxílio acidente previdenciário e 1.723 em auxílio acidente. A pensão por morte decorrente de acidente de trabalho, por sua vez, foi concedida 59 vezes.

Para o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) os dados são o reflexo da ausência de políticas de prevenção de acidentes nas empresas, cenário comum em todo o país. As maiores irregularidades encontradas estão no Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o descumprimento de normas do Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPR), necessários para que o ambiente de trabalho possa ter certificação de segurança.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem