Estudo estima aumento da taxa de idosos e redução na população de jovens do Ceará até 2060


A população cearense deve crescer até 2041, atingindo 9,7 milhões de habitantes. Já nos anos seguintes, a estimativa é que o quantitativo populacional tenha um declínio lento, chegando a 9,4 milhões de habitantes em 2060. A projeção é do estudo feito pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (seplag) do Governo do Estado do Ceará O comportamento do estado é semelhante ao que deve acontecer com a população brasileira, que deve atingir o ápice de 233,2 milhões em 2047 e ao longo das décadas posteriores apresentar uma diminuição.

O Brasil terá, em 2100, um quantitativo populacional semelhante ao do ano 2000, ou seja, cerca de 180,6 milhões de pessoas. De acordo com o estudo, apesar da projeção de que o Brasil e o Ceará  terão uma redução populacional a partir da década de 2040, esse processo não irá ocorrer de forma equilibrada, já que existe uma estimativa de redução da participação de jovens e o incremento da população idosa.

O estudo aponta que o processo de envelhecimento populacional está previsto para acontecer ao longo dos próximos anos. A pesquisa demográfica têm por objetivo analisar aspectos inerentes a populações humanas, tais como a sua evolução no tempo, a distribuição espacial, a composição e as suas características gerais, sendo muito importantes no tocante ao planejamento de políticas públicas.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem