Juazeiro do Norte evolui desempenho na avaliação do SPAECE


Os resultados obtidos nas últimas análises do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) entre 2016 e 2018, revelaram boas projeções nos níveis de proficiência na aprendizagem dos alunos de 2º, 5º e 9º ano da rede pública municipal de ensino em Juazeiro do Norte.

Na análise que avaliou os níveis de proficiência de leitura de 2.140 alunos de 2º ano, 59,07% deste total alcançou a margem verde escura, indicando resultado favorável em nível desejado, o mais alto da projeção.

Na escala do Spaece Alfa que mensura o percentual da aprendizagem com foco na leitura, o município avançou 3 pontos, passando de 158,9 em 2017, para 161,6 no ano seguinte. “São alunos que estão hoje no 3º ano com todas as competências e habilidades necessárias para a alfabetização”, destaca a coordenadora pedagógica e de formação da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, Socorro José de Sousa.

O sistema também observou neste mesmo período, o percentual de desenvolvimento das competências relacionadas às disciplinas de língua portuguesa e matemática entre estudantes de 5º e 9º ano. Em relação ao comparativo na proficiência em língua portuguesa dos estudantes de 5º ano, foi verificado um aumento de 11,6 pontos.

Já os resultados relativos aos índices do 9º ano mostram crescimento progressivo do nível de proficiência, tanto em língua portuguesa, como matemática, com destaque para esta última, no qual foi constatada uma evolução de 8 pontos percentuais, contrapondo a tendência de queda nos anos anteriores nesta disciplina dentro da rede e nos demais municípios avaliados.

Para o secretário municipal de Educação Interino, Nildo Rodrigues, o resultado exige que todos repactuem metas e responsabilidades pela continuidade do avanço. “Nesse sentido, é essencial persistir na política implantada na rede. O nível de proficiência alcançado nos anos avaliados aponta que estamos no caminho certo e que podemos avançar mais” acrescenta.

O Prefeito Arnon Bezerra, desde o início da administração municipal, tem colocado a Educação como uma de suas grandes prioridades e desafios permanentes, em diversos aspectos, desde a qualificação, capacitação dos professores, ao crescimento dos índices e melhoria na estrutura das escolas, no que pretende avançar de forma mais intensificada a partir de agora.

Recentemente anunciou a reforma de mais escolas, sete delas já reformadas. Além disso, é importante destacar o avanço da educação em tempo integral, melhores condições de transporte escolar, fardamento, e a climatização das unidades, que deverá ser encaminhada a partir das reformas efetivadas nos estabelecimentos de ensino. 

(Assessoria de Imprensa)

Comentários