Mais de 1.800 óculos já foram entregues gratuitamente em seis meses no município de Juazeiro


A Secretaria da Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte já beneficiou, de janeiro a junho de 2019, 1.832 pessoas com o serviço que disponibiliza óculos de grau para a população do Município.

Para solicitar os óculos, o paciente deve passar primeiro pelo atendimento com o médico oftalmologista. Em seguida, deverá preencher o relatório social com a assistente social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Com a folha de Autorização de Procedimento de Alto Custo (APAC), e cópia dos demais documentos de identificação (CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência e cartão SUS), deve-se dar entrada no pedido no setor de órteses e próteses da SESAU.

A solicitação é então repassada para a ótica, e o paciente será chamado para escolher sua armação. Entre 25 e 30 dias após a escolha, o paciente retorna à Secretaria para receber os óculos.

A costureira Maria da Conceição recebeu seus óculos novos e agora espera conseguir voltar a costurar. “Vou enxergar melhor, porque sem ele eu não enxergava nem a agulha da máquina. Tem mais de 20 anos que uso óculos. Fiz a cirurgia da catarata nos dois olhos, e nenhum óculos mais serviu. E agora esse vai servir”, comemorou.

No mesmo setor também é possível solicitar aparelhos auditivos. No primeiro semestre deste ano, 70 pacientes já foram beneficiados. A solicitação é feita após consulta com otorrinolaringologista e exame de audiometria, para avaliação da perca auditiva.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem