Saúde do Crato promoverá Dia D de conscientização e prevenção das Hepatites Virais


A Secretaria de Saúde do município do Crato, realizará no próximo dia 30, o Dia D das Hepatites Virais. A partir das 8h, na Praça Siqueira Campos, profissionais da saúde estarão disponibilizando a vacinação contra hepatite, bem como realizando o teste rápido.

Essa ação faz parte das atividades do “Julho Amarelo” que tem como propósito reforçar as medidas de prevenção às hepatites virais, bem como o tratamento correto da doença.“Muito importante chamar atenção sobre o cuidado com as hepatites virais. Por isso mesmo, a informação é fundamental para que a população fique atenta, especialmente com os cuidados simples e que podem auxiliar em muito na prevenção”, destaca a Coordenadora da Atenção em Saúde do Crato, Deborah da Conceição.

Sobre a HepatiteSINTOMAS – Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

PREVENÇÃO – Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

DIAGNÓSTICO – O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos.

O teste rápido ( que será realizado no dia D na Praça Siqueira Campos) é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.
Serviço:Dia D de Combate as Hepatites ViraisDia 30 de Julho, as 8hPraça Siqueira Campos- Centro- Crato

Com informações da assessoria de comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem