Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte alerta sobre vacinação contra HPV e Meningite


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da coordenação de Imunização da Secretaria da Saúde, alerta pais e responsáveis de crianças e adolescentes sobre a importância das vacinas disponíveis para a faixa etária de 09 a 14 anos.

As vacinas contra o HPV e a Meningite são disponibilizadas durante o ano inteiro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Para ser vacinado, basta comparecer a uma UBS com o cartão de vacinação em mãos.

A coordenadora de Imunização, Márcia Rejane, explica que essas vacinas ainda possuem cobertura inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, e orienta pais e responsáveis por adolescentes que aproveitem o período das férias escolares para levá-los até uma UBS, uma vez que as vacinas protegem contra doenças extremamente graves.

A vacina contra o HPV previne contra vários tipos de câncer, como o do colo do útero e o anal, além de prevenir as infecções causadas pelo vírus do papiloma humano. É aplicada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de 06 meses.

Já a vacina contra Meningite é aplicada em meninas e meninos de 11 a 14 anos, sendo uma única dose. A Meningite C é causada por uma bactéria e se caracteriza pela inflamação das meninges, podendo deixar sequelas ou levar à morte se não for tratada de imediato.

Fotos: Samuel Macedo e Hélio Filho

via News Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem