Família é tema da festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Campo Sales


FOTO: Patrícia Silva

Até o próximo domingo, dia primeiro de setembro, devotos de Nossa Senhora da Penha participam, em Campos Sales, do festejo em honra a padroeira que este ano traz como tema a reflexão feita pela Semana Nacional da Família: “A Família, como vai?”
Para isso a paróquia adotou uma dinâmica: em cada noite, duas famílias presidem o novenário, rezado antes da Missa, logo após a entrada da imagem da padroeira paroquial e dos padroeiros das comunidades do noitário. Foi assim na noite da quinta-feira, dia 29 de agosto, em que dom Gilberto Pastana presidiu celebração eucarística.

A escolha do destaque para as famílias se deu, segundo o pároco, padre Wilton Leite, porque ela é a célula da pátria e da Igreja. “É de uma família bem constituída que surgem às vocações sacerdotais, o bom casamento, o namoro com responsabilidade. Os pais são os primeiros educadores seja na linha social, cultural e principalmente religiosa. Ela é a base de tudo”, considerou.

Nesta linha de pensamento, além de refletir sobre o Martírio de São João Batista, dom Gilberto falou sobre como deve se constituir uma família, de acordo com os planos de Deus. “Família é vocação, é decisão dos dois. O casamento cristão não é um contrato, mas um sacramento. A constituição da família cristã se dá depois de tempo de conhecimento, de profundas decisões. O outro é um ser humano. A gente experimenta laranja. Vida humana não se experimenta, mas se sacramenta”, enfatizou.

O bispo ainda revelou qual a maior herança que os pais podem deixar para seus filhos. “A maior herança que um pai e uma mãe deixa para seus filhos é a certeza de que que eles foram educados na vida cristã, deixar cristãos e cristãs formados no caminho do Senhor. Esta é a família que o Senhor quer que sejamos. A família cristã exige sabedoria de Deus para cumprir com fidelidade seus ensinamentos”, ressaltou.

Ao fim da missa, com a imagem da padroeira à frente do altar, dom Gilberto pediu que os membros de cada família presentes na Igreja ficassem próximos, depois rezou e abençoou a água aspergida, em seguida, sobre todos.
O encerramento da festividade acontece próximo domingo, com a missa solene às 17h, seguida de procissão. Depois os fiéis poderão participar do Show Católico com a banda Dominus, na Praça da Igreja Matriz.
Por: Jornalista Patrícia Silva

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem