Sefaz e PRF apreendem 550 caixas ilegais de vodca camufladas em carga de ração, na BR-116, no Ceará


Uma carreta com 2.230 fardos de ração animal e 550 caixas de vodca foram apreendidos nesta quinta-feira (8), na BR-116 em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A carga, avaliada em R$ 268 mil, não tinha registro que comprovasse o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O material saiu do município baiano de Vitória da Conquista para uma empresa localizada no Bairro Jangurussu, em Fortaleza.

De acordo com Pedro Júnior, coordenador da Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Fazenda, as garrafas da bebida estavam escondidas na carga de ração. “Inicialmente, o motorista apresentou somente as notas fiscais relativas aos sacos de alimento animal. Só depois que os fiscais acharam as caixas de vodca camufladas, o condutor mostrou a nota fiscal das bebidas”, explicou.

O coordenador informou que as notas não possuíam selo e que isso acontece quando o transportador não passa por postos fiscais localizados nas divisas do estado. “O caminhão ingressou no Estado se utilizando de desvios, com a finalidade de fugir do pagamento de ICMS, numa clara tentativa de sonegação”, afirmou.

A empresa transportadora foi autuada a pagar o valor de R$ 124.605,32, referente ao ICMS devido e multa. A apreensão da carga foi realizada durante uma fiscalização da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).              

(G1 CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem